Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
23/09/2020 às 15h28

Política

Aprovada indicação da deputada Cibele Moura para que governo implante Patrulha Maria da Penha em todo o Estado

Parlamentar afirma que é preciso dar um basta na violência contra a mulher e que serviço precisa chegar também ao interior

Divulgação

O Plenário da Assembleia Legislativa Estadual (ALE) aprovou, nessa terça-feira (22), indicação da deputada estadual Cibele Moura (PSDB), com apelo ao governador Renan Filho (MDB), e cópia ao secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, para que o Estado implante a Patrulha Maria da Penha em todas as cidades do interior de Alagoas. Cibele chama a atenção para os casos de violência doméstica e afirma que a Patrulha cumpre importante papel de garantir a efetividade das medidas protetivas a essas mulheres. 

“Violência contra a mulher é inadmissível. É preciso dar um basta nessa situação e neste sentido apresentei indicação para que o governo leve a Patrulha Maria da Penha para todos os municípios alagoanos. A Patrulha é um instrumento eficaz, que tem levado segurança para as mulheres que estão com medida protetiva concedida pelo Poder Judiciário”, afirma Cibele, ao destacar que combate à violência contra a mulher é prioridade dela na ALE. 

“A gente precisa proteger a mulher, precisa que ela tenha o amparo policial 24 horas por dia. Fazer com que ela se sinta mais segura, com que ela tenha mais apoio do Estado e esse é o nosso papel na Assembleia. Lutar muito para que os índices de violência contra a mulher caiam”, afirma a parlamentar. 

Ao fazer a indicação, a deputada atende também solicitação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Faculdade de Direito de Alagoas, representadas pela professora doutora Elaine Pimentel, bem como com o Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) e a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Alagoas. 

Na justificativa, a deputada pontua que os mecanismos institucionais surtem efeito, principalmente nos grandes centros urbanos, de modo que a população interiorana acaba por ficar à margem dos serviços públicos promovidos pelo Estado. 

Cibele é autora da indicação que assegurou funcionamento da Patrulha 24 horas por dia para atender as mulheres alagoanas e da Lei Nº 8.135, de 7 de agosto de 2019 que veda a nomeação pela administração pública estadual de condenados com base na Maria da Penha para cargos de livre nomeação e exoneração enquanto durar a pena. 

Patrulha 

A Patrulha Maria da Penha  em Alagoas foi criada pelo governador Renan Filho, em abril de 2018 para garantir a efetividade de medidas protetivas judiciais às mulheres vítimas de violência doméstica. Tem sua sede no Centro Especializado em Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Ceam), na Jatiúca, serviço que pertence à Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh). 

Segundo a assessoria da Semudh, “a Patrulha assiste 300 mulheres, acompanhadas 24 horas por dia e 7 dias por semana, cumprindo medidas protetivas de urgência pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar. Com uma equipe formada por 22 policiais distribuídos em quatro guarnições, neste período realizaram 2761 atendimentos de fiscalização, o que acarretaram em 33 prisões por descumprimento das medidas protetivas de urgência. Esses agressores são aqueles que insistem em descumprir a lei e tentam voltar a ameaçar as vítimas. Desse total, 2053 visitas foram no último ano”.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]