Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
25/02/2021 às 15h12

Política

AMA entrega pauta municipalista e pede apoio à coordenadora da bancada alagoana

O presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley fechou a agenda de visitas, em Brasília, entregando à nova coordenadora da bancada federal, deputada Tereza Nelma, a pauta prioritária dos prefeitos que está tramitando no Congresso.

Divulgação

Condensada pela CNM , a pauta tem em destaque a retomada do auxílio emergencial para a população mais vulnerável e a prorrogação do decreto de calamidade, enquanto o país ainda enfrenta a pandemia da Covid-19, e temas econômicos, como o parcelamento da dívida previdenciária, o Pacto Federativo e a Reforma Tributária. O documento – dividido em Pauta Prioritária para a Câmara e Pauta Prioritária para o Senado – está sendo apresentado às lideranças parlamentares.

Na pauta que é prioridade na Câmara dos Deputados, por exemplo, o primeiro item é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/2017, que trata do 1% adicional no Fundo de Participação de Municípios (FPM) de setembro. Falta apenas a votação em segundo turno pelos deputados federais para a proposta ir à sanção.

Em ambas Casas Legislativas, a Confederação atuará com foco em medidas que podem ajudar a economia dos Municípios, especialmente neste momento em que os esforços estão voltados ao enfrentamento da Covid-19 e há dificuldades econômicas e sociais. Um dos pleitos trata da dívida previdenciária. A mobilização, nesse caso, é por uma PEC que estabeleça o parcelamento desses débitos em 240 parcelas, desconsiderando, especialmente em 2021, juros e multas.

Na área da educação, a CNM apoia PEC, que está em fase de coleta de assinaturas, para retirar penalidades a 33,8% dos Municípios brasileiros por não alcançarem a meta mínima de 25% de recursos destinados à educação em 2020. De 2019 para 2020, a quantidade de Municípios que não conseguiram aplicar o percentual mínimo saltou de 1,1% para 33,8%. Diante desse cenário excepcional, a entidade tem buscado uma solução que não penalize os Entes.

A pauta prioritária lista ainda a Emenda Constitucional 99/2017, que estabelece uma linha de crédito para o pagamento de precatórios. A regra, no entanto, nunca saiu do papel. Também em relação a precatórios, há a PEC 95/2019, que prorroga o prazo de vigência do regime especial para os pagamentos.

Já no Senado, o destaque é para a aguardada votação da PEC do Pacto Federativo (PEC 188/2019). O artigo que prevê a extinção de mais de 1,2 mil Municípios brasileiros é um ponto considerado inaceitável pela CNM. O movimento municipalista também deve ficar atento à emenda 30, que estabelece critérios de distribuição das receitas do petróleo.

Hugo Wanderley disse que os parlamentares alagoanos consideraram a pauta importante e que vão liderar uma corrente , nas duas casas, para que possam ser aprovadas em benefício dos municípios.


Fonte: Ascom AMA

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]