Dólar com. 5.1145
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
03/03/2021 às 19h30

Política

Deputada Cibele Moura chama de “farra das carteirinhas” uso político por instituições que emitem documento 

Parlamentar é autora de PL que torna carteirinha digital e gratuita e diz que é  preciso acabar com o uso político 

Divulgação

“Que o estudante possa utilizar dos meios digitais para ter o seu direito atendido sem precisar financiar a política de nenhuma instituição. E se esse jovem não concordar com a política que é conduzida por aquela instituição estudantil, que ele tenha a opção de ter a sua carteirinha sem precisar participar disso”. A afirmação é da deputada estadual Cibele Moura (PSDB), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) nesta quarta-feira (3). 

Em sua fala, Cibele chamou de "farra das carteiras'' o que considera a obrigação de o estudante ter que pagar a uma instituição e a ela recorrer para ter acesso ao documento e a entidade usar essa obrigatoriedade politicamente. 

Cibele fez ainda  a defesa de projeto de lei de autoria dela, discutido pelo Plenário, que autoriza o Estado a emitir carteira de identificação estudantil de forma gratuita e digital aos alunos da rede pública e privada de ensino que tiverem o direito assegurado. 

“Esse projeto de lei é para acabar com uma prática que infelizmente é comum a algumas poucas, mas existem instituições no Estado de Alagoas que utilizam do poder da carteirinha estudantil para fazer política, para utilizar dessa força que têm sobre o aluno alagoano em interesse próprio”, disse. 

Para Cibele, “se a carteirinha estudantil é gratuita, é algo de direito do jovem alagoano que assim seja feito e da maneira mais fácil possível, que é através dos meios digitais. Que a gente forneça a esse jovem o direito dele não ficar refém de instituições estudantis que não o representem. E para a gente acabar com essa farra das carteirinhas, a gente precisa da aprovação desse projeto”, defendeu. 

Revogação 

No mesmo projeto, a deputada Cibele também propõe a revogação da Lei n° 5.603 de 18 de janeiro de 1994, que regulamenta o cadastro, elaboração e distribuição de carteiras estudantis pela Federação dos Grêmios Estudantis do Estado de Alagoas (Fegreal) e Liga dos Estudantes Democratas de Alagoas, para os estudantes do ensino médio e fundamental da rede pública. Pela carteira, a Fegreal cobra R$ 25, fazendo com que muitos estudantes fiquem sem conseguir o documento por não poderem pagar.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]