Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/04/2021 às 16h40

Política

Senado resgata medidas para emergência de saúde pública

Dispensa de licitação pleiteada pela CNM é uma delas

 De autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o Projeto de Lei (PL) 1.315/2021, que restabelece medidas de enfrentamento da emergência na saúde pública em razão da pandemia da Covid-19 foi aprovada nesta terça-feira, 13 de abril. O texto beneficia os Municípios, por exemplo, ao retomar condições especiais para licitações e compras públicas, além de reforçar a autonomia municipal. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

Em janeiro, em carta aberta ao Congresso e ao presidente da República, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) solicitou a prorrogação de mecanismo como “contratações e compras emergenciais, flexibilidade orçamentária e suspensão de impeditivos relacionados à negativação dos Entes”. A entidade expôs que se tratavam de benefícios fundamentais para enfrentamento da calamidade pública, especialmente quando a pandemia piorava em relação a 2020.

O texto aprovado pelos senadores – baseado nas medidas da Lei 13.979/2020 – inclui emendas acatadas pelo relator do PL, senador Carlos Fávaro (PSD-MT), como as que definem a vigência do texto até a declaração oficial do término da emergência de saúde pública, sem prazo final definido. A legislação, sancionada em fevereiro de 2020, teve efeitos apenas até 31 de dezembro do ano passado, pois estava vinculada ao decreto de calamidade pública que perdeu a vigência na mesma data.

Parte da Lei 13.979/2020 já permanecia em vigor por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Isso porque, em março, a corte referendou medida cautelar – aceita pelo ministro Ricardo Lewandowski – para manutenção de itens da lei pelo tempo necessário à superação da fase mais crítica da pandemia.

Com a decisão do STF continuaram vigentes artigos como os que tratam de medidas como isolamento, quarentena, vacinação, obrigatoriedade do uso de máscaras em lugares públicos e autorização excepcional e temporária para a importação e distribuição de vacinas. Outros dispositivos, porém, não foram abrangidos pela decisão, como os que preveem procedimentos diferenciados de licitação e contratação para o enfrentamento da pandemia. Agora, o PL abrange esses pontos e dá mais segurança jurídica aos Entes.

Para o relator, as contratações públicas com regras diferenciadas são uma ferramenta importante no combate à doença. O senador pontuou que os gestores públicos que continuam contratando com base na lei, apesar do fim do decreto, tentam proteger a vida das pessoas e a saúde pública. Por isso, caso o projeto seja sancionado, os atos e contratos administrativos adotados no período de “vácuo legislativo” entre o fim da vigência do decreto e a publicação da nova lei serão convalidados. “Além de trazer segurança jurídica aos nossos gestores nas compras de todos os materiais, insumos e medicamentos de combate à Covid-19, trata-se de dar celeridade à compra de vacinas, que é do que mais o nosso povo precisa neste momento”, afirmou Fávaro.

Prioridade vacina
No texto aprovado, foi acatada emenda do senador Fabiano Contarato (Rede-ES) para ampliar o rol de profissionais com prioridade na vacinação e atendimento preferencial em hospitais. A proposta é incluir, além dos profissionais de saúde, os de limpeza e de vigilância em hospitais; de limpeza urbana; professores; cuidadores e atendentes de pessoas com deficiência, de idosos ou de pessoas com doenças raras; motoristas e cobradores de transporte rodoviário; motoristas de caminhões; agentes comunitários e de fiscalização; coveiros; atendentes, motoristas e outros trabalhadores funerários; e profissionais de segurança pública. Outra emenda – esta do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) – adicionou mulheres grávidas e lactantes entre as prioridades.

Entre as emendas aprovadas também está a do senador Humberto Costa (PT-PE), que estabelece que a autorização excepcional e temporária para importação e distribuição de materiais, medicamentos e equipamentos de saúde sem registro da Anvisa e essenciais ao enfrentamento da Covid-19 terá por base o mesmo rol de agências estrangeiras usado para facilitar compra de vacinas.


Fonte: Agência CNM de notícias

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]