Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
28/07/2021 às 13h46

Política

"Nós teremos eleições em 2022, 2024 e 2026. O sistema é confiável", diz Arthur Lira

Presidente da Câmara anunciou que deve pautar reforma de imposto de renda em agosto

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

"Nós teremos sempre eleição como forma de escolher nossos representantes no Brasil", afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), em entrevista na manhã desta quarta-feira (28). Arthur Lira também declarou que o sistema de urna eletrônica é confiável e que "teremos eleições em 2022, 2024, 2026 e sempre".

O presidente da Câmara descartou a chance de ruptura política em caso de rejeição da proposta de Voto Auditável pelos deputados federais, mas ponderou que a aprovação da matéria traria uma resposta a uma parcela da população. 

Arthur Lira também listou as prioridades para o segundo semestre de 2021 e confirmou que pretende pautar a Reforma do Imposto de Renda na primeira semana da volta do recesso. "Vamos analisar também a privatização dos Correios, além das reformas Política e Administrativa. Temos ainda que discutir a Reforma Eleitoral. A Câmara dos Deputados segue fazendo seu papel, que é aprovar modernização legislativa, sempre em discussão com a maioria dos líderes".

Questionado sobre o Orçamento, o presidente voltou a defender a desvinculação e desindexação da peça. "96% do Orçamento está vinculado a pastas como da Educação e Saúde e isso leva os prefeitos do Brasil todo ao engessamento da gestão. Se o Congresso quiser colocar uma emenda para o Meio Ambiente, uma política super importante, o prefeito não tem como fazer", comentou. Lira ainda esclareceu que o que chamam de orçamento secreto jamais foi secreto. "Trata-se do orçamento do relator-geral e é feito assim há muitas décadas, o que mudou é que hoje é pulverizado".

Arthur Lira ainda reforçou que vai discutir o semipresidencialismo para 2026. "Caso aprovado, o semipresidencialismo torna o Congresso corresponsável pela gestão. E (caso haja mudança no comando) sem instabilidade política". 

Por fim, o presidente da Câmara avaliou que até o final do ano o Brasil será um dos países que mais vacinou no mundo, "porque 94% da população deseja".


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]