Dólar com. 5.1517
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
30/07/2021 às 10h03

Política

Pedro Vilela quer saúde animal inserida na Saúde Única

Divulgação

O deputado Pedro Vilela (PSDB) defende o reconhecimento da saúde animal como componente da saúde única, onde se inclui a saúde humana, e levou essa defesa ao Congresso Nacional através de projeto de lei que estabelece o Programa Nacional de Fomento à Causa Animal (Propet). Esse programa significa a “harmonia entre saúde humana, animal e ambiental, com vistas a assegurar a prevenção de doenças”, destacou o parlamentar.

Segundo Pedro, um estudo realizado pelo Insper Global Agro revelou que 70% das doenças epidemiológicas em humanos são geradas por zoonoses. “A saúde animal, portanto, é uma questão de saúde humana que se insere no conceito de saúde única”, justificou o deputado, acrescentando há uma farta legislação sobre a saúde humana e ambiental e uma laguna legal acerca da saúde animal. “O Propet pode preencher esse vácuo”, reforça.

O projeto não gera despesa para o poder público, explica o deputado: “A manutenção financeira desse projeto é através da possibilidade de dedução tributária, inclusive estabelecendo critérios e com transparência total na prestação de contas, o que favorecerá o engajamento do setor privado numa causa que já nobre em sua natureza e de importância fundamental à saúde humana”. 

O projeto de lei prevê que o Propet será mantido por doações de pessoas físicas, deduzidas do Imposto de Renda e emendas parlamentares individuais ao orçamento destinadas à saúde até o limite de 10% do valor por parlamentar. O programa pode ser implementado diretamente pelo poder público ou pessoas físicas e jurídicas habilitadas no Cadastro Nacional da Causa Animal (CADPET). 


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]