Dólar com. 5.2944
IBovespa 1.59
23 de setembro de 2021
min. 24º máx. 31º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em março
10/09/2021 às 17h15

Política

Encaminhamentos e troca de experiências concluem encontro de prefeitos

Divulgação

Um documento conjunto, discutido entre os presidentes das entidades municipalistas do Nordeste, fechou as pautas de discussões no encontro “Nordeste Unido pelo Desenvolvimento” e elegeu prioridades com o objetivo de acelerar a agenda municipalista na região.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, participou de forma online do encontro, na tarde desta segunda-feira, dia 10, avaliando as pautas nacionais que continuam tramitando no Congresso e que precisam da pressão dos gestores junto aos líderes.

Veja a pauta aqui

Além de manter a vigilância sobre esses itens, os presidentes estabeleceram critérios e representantes para implementar e fortalecer políticas de atendimento à população em situação de vulnerabilidades sociais, através de um diálogo com ministros reivindicando o atendimento imediato da fila de espera do Bolsa Família e atuar para retomada do financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O prefeito Manoel Júnior foi eleito como representante do fórum junto à Sudene com a missão de acompanhar o PL 6163/19 que transforma o plano de desenvolvimento em lei com vinculação de recursos.

O presidente da Aprece, Francisco de Castro vai acompanhar os movimentos federais para o Banco do Nordeste para evitar o esvaziamento das carteiras de empréstimos que é de fundamental importância estratégica para a região.

Outra deliberação técnica foi a de valorização dos consórcios existentes potencializando as ações para que se multipliquem gerando exemplos para as demais cidades. Assuntos como o desenvolvimento de programas do semiárido; estudos sobre o programa habitacional Casa Verde e Amarela e acesso às redes digitais se mantiveram na pauta permanente com a indicação de membros para acompanhar soluções aplicáveis a todos os municípios.

Também como encaminhamento, o Encontro definiu reuniões com os Ministros da Cidadania, Desenvolvimento Regional , presidente da Câmara e CNM para finalização das pautas. O próximo encontro foi definido para o Ceará, dias 11 e 12 de novembro.


Fonte: Ascom AMA

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]