Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
29/12/2021 às 10h31

Política

Vereador Joãozinho mostra trabalho e compromisso com Maceió durante o seu 1º ano de mandato

Parlamentar realizou diversas fiscalizações, denúncias e atuou em benefício da população maceioense

Divulgação

O primeiro ano de mandato do vereador Joãozinho foi de muito trabalho. O parlamentar esteve presente em 100% das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Maceió, propôs 19 Projetos de Lei (PL), protocolou mais de 90 indicações solicitando melhorias para os equipamentos e espaços públicos da capital, denunciou irregularidades da gestão municipal. Também atuou para cobrar mais dignidade e melhores condições de trabalho para os servidores públicos municipais e fiscalizou as obras que estão sendo executadas na cidade.

Logo no início do seu mandato, Joãozinho assumiu a presidência da Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público e se tornou membro da Comissão de Assuntos Urbanos e da Comissão de Assuntos Urbanos e da Comissão de Acompanhamento da Obras de Saneamento Básico de Maceió.

Como parte das ações fiscalizatórias, o vereador voltou a vistoriar a Unidade de Saúde Dr. João Marcário de Omena Filho, no Santos Dumont. No local, foram constatadas, mais uma vez, salas cheias de mofo, fiação exposta, consultórios com ar condicionado quebrado, goteiras, a farmácia sem medicamentos para hipertensivos e a ausência de médicos pediatras. O parlamentar também ouviu os relatos dos pacientes, que afirmaram aguardar mais de cinco horas na fila para tentar marcar uma consulta médica. “Protocolei ofícios solicitando que a Prefeitura realizasse as melhorias necessárias na Unidade de Saúde Dr. João Marcário para que o atendimento à população não fosse prejudicado”, destacou Joãozinho.

O parlamentar também fiscalizou o andamento das obras da ciclovia da Av. Fernandes Lima, no Farol. O parlamentar flagrou o equipamento em completo estado de abandono, com trechos danificados, cheios de barro, buraco e mato, além de funcionários trabalhando sem os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e sem fardamento de identificação. Joãozinho solicitou da Prefeitura a cópia integral do projeto da obra e cobrou que o Município retomasse as obras que estavam paralisadas há meses.

Já durante vistoria realizada na Praça do ABC, Joãozinho cobrou que a Prefeitura executasse a manutenção do espaço, que há meses está com diversos brinquedos e uma academia sustentável quebrados devido ao descaso e abandono por parte do poder público. Um protocolo pedindo a revitalização da praça foi aberto e encaminhado ao Município para que as medidas cabíveis fossem adotadas.

Ao longo deste ano, Joãozinho fiscalizou, ainda, a Unidade de Saúde Cláudio Medeiros e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Rio Novo. A vistoria ocorreu após o parlamentar ter recebido denúncias informando sobre os problemas nos equipamentos públicos, a falta de medicamentos e a ausência de servidores para atender as demandas da população da região.

Joãozinho denuncia estado de abandono do Ecopark, visita comerciantes do Centro e cobra soluções para a falta d´água em Maceió

Após denunciar o estado de abandono do Ecopark, o vereador Joãozinho seguiu cobrando medidas urgentes para que o problema seja resolvido o mais rápido possível. O parlamentar tem participado de audiências virtuais com os representantes do Ministério Público de Alagoas (MPAL), da Prefeitura de Maceió e os proprietários do terreno. Como parte inicial para resolução do problema, os donos do Ecopark se propuseram a apresentar uma agenda resolutiva com as medidas que devem diminuir os riscos à saúde dos maceioenses que moram na região.

Neste ano, o vereador Joãozinho visitou os comerciantes e ambulantes do Centro para acompanhar de perto o trabalho dos profissionais. Os comerciantes relataram a falta de assistência por parte da Prefeitura e informaram que foram realocados pelo Município para lugares sem a mínima estrutura. “Me coloquei à disposição da categoria e tentarei através das minhas Emendas Parlamentares viabilizar recursos para auxiliar nas melhorias estruturais da região, a exemplo da construção de um banheiro para uso exclusivo desses profissionais. Essa medida proporcionará mais dignidade e fortalecerá a economia da classe”, detalhou o parlamentar.

Sempre ao lado da população e em busca de soluções para os problemas dos maceioenses, o vereador Joãozinho e as lideranças do Conjunto Medeiros Neto, na Santa Amélia, se reuniram com os representantes da BRK Ambiental para cobrar esclarecimentos sobre o motivo da falta d’água que há meses ocorre na parte alta de Maceió.

Já em reunião com a Arsal, Joãozinho solicitou que fosse concedida a isenção da cobrança das faturas de água para os moradores do Conjunto Medeiros Neto. “O pedido ocorreu após os moradores da Santa Amélia não terem sido contemplados pela decisão judicial, que determinava a suspensão imediata da cobrança das faturas para todos os moradores dos bairros da parte alta da capital afetados pela falta d’água”, ressaltou o vereador.

Denúncias

O vereador Joãozinho denunciou os contratos milionários sem licitação da Prefeitura de Maceió com escritórios de advocacia que já defenderam os familiares do prefeito de Maceió, JHC, em processos na Justiça Eleitoral. Outra irregularidade exposta pelo parlamentar foi a perseguição que o secretário da Sedet, Pedro Vieira, estava fazendo aos empresários da capital. O MPAL instaurou um inquérito civil público para investigar as denúncias de abuso de poder e desvio de finalidade praticadas pelo gestor.

PLs garantem nome de nova UPA e entrega de utilidade pública para associações

De autoria do vereador Joãozinho, o Projeto de Lei que determina que a UPA da Santa Lúcia, quando for inaugurada, passe a ser chamada de UPA Ministro Guilherme Palmeira, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da Câmara de Maceió. A proposta para o nome da nova UPA é uma homenagem ao grande homem público que foi Guilherme. Na política, o homenageado ocupou cargos importantes como ex-prefeito de Maceió, deputado estadual, Governador de Alagoas, Senador, além de Ministro do Tribunal de Contas da União.

Após dois dos seus Projetos de Lei terem sido promulgados pela Câmara de Maceió, o vereador Joãozinho entregou à Associação das Famílias de Anjos do Estado de Alagoas (AFAEAL) e à Associação dos Moradores e Amigos do Conjunto Paraíso do Horto (AMACOPH) o título de utilidade pública. A ação se deu pelo importante trabalho social e humanizado desenvolvido pelas duas associações em benefício da sociedade maceioense.


Fonte: Ascom Vereador Joãozinho

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]