Dólar com. 4.9991
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
10/05/2022 às 19h32

Política

Tratamento humanizado será foco de Davi Filho aos pacientes com glaucoma

“ Há muito tempo o Governo de Alagoas abandonou o lado humano em benefício do concreto e do cimento”, constata o deputado

Divulgação

O abandono de pacientes com glaucoma por parte do Governo de Alagoas, levou o deputado Davi Filho (Progressistas) a participar de uma reunião para unir forças contra a forma utilizada pelo atual sistema de distribuição de medicamentos do Estado. 

O encontro contou com a presença do deputado Davi Davino Filho, da senhora Rosa Davino, presidente da Funbrasil, do senador Rodrigo Cunha (União Brasil) e da doutora Eudócia Caldas. Eles se encontraram com o doutor Allan Teixeira Barbosa, diretor do Instituto de Olhos de Maceió (IOM), e discutiram um atendimento mais humanizado aos pacientes com glaucoma. 

Antes, quem era diagnosticado com o glaucoma recebia nas clínicas a medicação, quatro colírios para impedir o desenvolvimento da doença nos olhos, evitando assim a cegueira. Hoje em dia, a Farmácia de Medicamentos Excepcionais (Farmex) é quem distribui os medicamentos. 

O sistema na Farmex funciona assim: os pacientes vão em busca dos colírios que podem impedir o desenvolvimento do glaucoma, de três em três meses. Só que quando chegam à farmácia, recebem apenas um colírio, o mais barato do mercado. As pessoas que não têm condições de comprar os medicamentos ficam sem fazer o tratamento adequado, alguns desenvolvendo a doença com mais força e ficando cegos.

Bertolina dos Santos tem glaucoma. Ela se sente humilhada pelo tratamento que o estado oferece. “A gente saia de casa as três horas da manhã pra ficar até as sete e meia, oito horas,pra pegar a ficha pra poder ter acesso e entrar. E as vezes passava mal por conta da hora que era muito cedo. Eu sofro de pressão alta, diabetes e coração. Todas as vezes que ia pra lá (na Farmex) era destratada. E sempre falavam que esse colírio (o recomendado pelo médico) não tinha”. 

É Exatamente esta situação que Davi Filho quer evitar e ele garantiu que vai lutar para que a entrega da medicação volte a ser feita nas clínicas. “Sempre foi o meu foco, ajudar as pessoas. Estamos abandonando o lado humano em benefício da burocracia. E vou sempre trabalhar para que todos, independente da sua classe social, raça ou credo, tenha um atendimento humanizado”, assegurou o parlamentar.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]