Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
26/05/2022 às 08h43

Política

Vereadores de Jequiá acusam presidente da Câmara de golpe em eleição da Mesa Diretora

Divulgação

A eleição antecipada para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jequiá da Praia, ocorrida ontem para o biênio de 2023/2024, deve ser anulada, diz o vereador Cialex Azarias dos Santos, que entrará com recurso interno questionando o indeferimento de sua chapa para a disputa. “Houve um golpe”, denuncia o vereador, que conta com o apoio de mais quatro dos nove vereadores do município. 

Segundo Cialex, o presidente da Casa, Manoel Carvalho, “numa ação golpista não aceitou a inscrição da nossa chapa, mesmo ela estando já protocolada dentro do prazo exigido pelo regimento. Estamos impetrando um recurso e se for preciso vamos judicializar a questão, não aceitamos autoritarismo ou qualquer jeito torto de quem quer que seja para se manter no poder, representamos o povo da nossa Jequiá com ética e dignidade”.

Entenda o caso: Segunda-feira, 23, os vereadores Cialex Azarias, Salomão Barbosa da Silva, Maria José Alves Ananias e José Zilmo Alencar Santos protocolaram na Câmara Municipal de Jequiá a chapa deles à Mesa Diretora da Casa para 2023/2024. Terça-feira, 24, dia da eleição, o presidente da Casa, Manoel Carvalho indeferiu, alegando que o servidor que recebeu e protocolou a inscrição não estaria habilitado para tal serviço. 

O vereador Cialex ainda apelou para o artigo 10 do Regimento Interno da Câmara, que prevê a inscrição de chapas concorrentes no início da sessão, mas o presidente Manoel Carvalho não aceitou. “Foi visivelmente um golpe no regimento da Casa, na democracia, contra a população de Jequiá da Praia”, reforçou. 

Com apenas a chapa 1 inscrita, encabeçada pelo vereador Jaime Leite, ligado a Manoel Carvalho, foi mantido no poder o mesmo grupo político. “Ele (Manoel Carvalho) não ia eleger seu candidato, somos um grupo de cinco contra quatro, além dos que estão na chapa, a gente conta com o voto e apoio do vereador Del de Eraldo”, explicou Cialex, adiantando que o registro da candidatura dele foi protocolada de forma virtual e física. “Temos o recebimento da inscrição, não há nada ilegal”, argumenta o vereador.

“Os vereadores da comissão eleitoral, indicados pelo presidente, fazem parte desse conchavo para garantir a reeleição dos mesmos”, acusou Cialex, enfatizando que no recurso dirigido ao plenário da Casa ele pede a anulação da sessão extraordinária de ontem e a realização de uma nova para eleger o comando da Casa para os próximos dois anos. 

Repercussão

Vereadores de cidades vizinhas de Jequiá criticam a postura do presidente Manoel Carvalho. O vereador Henrique, de Coruripe, com mandato desde 2012, diz que é preciso apurar o que aconteceu. “Nunca vi maioria perder para minoria, não tem lógica, o que aconteceu foi um absurdo, o presidente descumpriu o regimento”, enfatizou. Carlos Aliberto, vereador de Anadia desde 2012, três vezes vice-presidente do legislativo de seu município, afirma que “houve má fé” da atual mesa diretora. “Foi uma manobra contra o regimento, pressão pelo poder”, destaca o vereador.



Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]