Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
07/08/2022 às 06h47

Política

Rodrigo Cunha defende valorização real da educação e destaca luta pelo pagamento dos precatórios do Fundef

Candidato ao governo de Alagoas participou de encontro com educadores em Arapiraca

Em evento que reuniu centenas de educadores do Agreste e do interior de Alagoas realizado neste sábado (6) em Arapiraca, o senador e candidato ao governo do estado Rodrigo Cunha (União) defendeu “valorização real dos trabalhadores da educação, que precisam de melhores salários, melhores condições de trabalho e, principalmente, de um projeto para o estado que coloque a luta por educação como uma das prioridades da gestão pública estadual”.

Ao lado da candidata à vice-governadora Jó Pereira (PSDB) e do prefeito Luciano Barbosa (MDB), Cunha reafirmou sua trajetória de luta em prol dos professores, dos educadores e dos trabalhadores de todo o segmento. O candidato ao governo destacou ações como seu trabalho em prol da aprovação definitiva das legislações que garantiram o pagamento dos precatórios do antigo Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) e também do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) para os professores de todo o país.

No Senado Federal, Cunha foi o relator dos Projetos de Lei (PL) que acabaram de vez com os questionamentos sobre o pagamento dos precatórios do antigo Fundef e do Fundeb aos docentes. Além de garantir que os valores fossem, enfim, repassados aos trabalhadores, os PLs ainda penalizam os gestores que não pagarem os precatórios, suspendendo os repasses de recursos federais às administrações que não honrarem com o compromisso de quitar a dívida dos para com os docentes.

“Este pagamento não era um favor, era um direito. E eu tive o orgulho de ser o relator das duas leis que foram aprovadas e garantiram este direito. Disseram que não tinha lei e nós conseguimos aprovar a lei. E aí foi questionado no TCU, no STF, dizendo inclusive que a lei era inconstitucional. Aí foi este arapiraquense aqui no Senado um dos que lutaram para mudar a Constituição. E hoje a Constituição garante que os professores têm o direito a receber estes precatórios. Foi uma luta dura, legítima, mas o resultado chegou”, afirmou Cunha.

Além do trabalho de Rodrigo Cunha em prol da educação, a atuação da candidata à vice Jó Pereira em defesa de políticas públicas de relevo e mais aportes de recursos nesta área tem sido destaque na Assembleia Legislativa, onde Jó atua como deputada estadual. Também compareceram ao evento o candidato a deputado federal Daniel Barbosa (PP) e o candidato à reeleição a deputado estadual Breno Albuquerque (MDB).


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]