Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
08/08/2022 às 16h30

Política

Ouvidorias eleitorais debatem diretrizes para aprimoramento das atividades

Encontro nacional reuniu representantes de todo país

Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu, na manhã desta segunda-feira (8), o Encontro Nacional de Servidoras e Servidores de Ouvidorias Eleitorais, ocasião em que foram tratados temas relevantes relacionados com as atividades das ouvidorias eleitorais.

O encontro debateu temas referentes à resolução do TSE que regulamenta o funcionamento das ouvidorias eleitorais para adequar a organização das unidades aos parâmetros fixados pela Resolução nº 432/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Aprovada pelo Plenário do TSE no dia 2 de agosto, a resolução tomou como base as conclusões de grupo de trabalho criado para promover as mudanças necessárias quanto às atribuições, à estrutura administrativa e à gestão da ouvidoria do Tribunal.

Na abertura do encontro, a juíza ouvidora do TSE, Larissa Nascimento, destacou a aprovação da resolução como uma conquista essencial para o desenvolvimento dos trabalhos. “As ouvidorias são unidades que vêm ganhando muito espaço dentro dos tribunais. Muita legislação nos últimos anos tem impacto direto nessa atuação”, disse Larissa, ao assinalar a relevância atual dos órgãos para o Judiciário e para a sociedade.

A assessora-chefe da Ouvidoria do TSE, Eliane Volpato, informou que o encontro era uma roda de conversa para levantar as sugestões e propostas que serão discutidas em uma futura oficina sobre o aprimoramento e padronização das atividades das ouvidorias eleitorais. “A ideia é falar sobre as linhas gerais, sobre temas que serão debatidos na oficina. A premissa é que as ouvidorias façam mais coisas iguais para darmos a mesma resposta para a sociedade”, disse Volpato.

Entre os assuntos citados pelos integrantes das ouvidorias dos TREs como diretrizes para debate estão: motivação, engajamento, recursos materiais e humanos, atribuições das unidades, uniformização das respostas ao público, esclarecimentos que evitem eventuais práticas de ilícitos, entre outros itens.

Padronização e transparência

Além de padronizar as operações realizadas pelo setor, as novas regras da resolução do TSE também incentivam a transparência institucional e garantem às unidades uma estrutura mínima para que possam atuar no combate à desinformação relacionada ao contexto eleitoral.

Por sua vez, a norma do CNJ busca uniformizar procedimentos, integrar ouvidorias e assegurar a observância da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018), da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e da Lei nº 13.460/2017 – que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos das usuárias e dos usuários dos serviços da administração pública.

Lançamento

Ainda nesta segunda-feira, a partir das 15h, o TSE vai lançar o manual "Orientaçōes para Procedimentos nas Ouvidorias Eleitorais", idealizado pela Ouvidoria do Tribunal em parceria com o Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE).


Fonte: Ascom TSE

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]