Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Demolição modificará trânsito no Pinheiro neste sábado (20)
09/08/2022 às 06h30

Política

Paulo Dantas debate políticas públicas em defesa das mulheres

Em reunião com lideranças, governador reativou Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra Mulheres Rurais e anunciou entrega de “Delegacia Tia Marcelina”

Divulgação

O governador Paulo Dantas reuniu lideranças femininas, nesta segunda-feira (8), no Palácio República dos Palmares, para debater políticas públicas em defesa das mulheres em Alagoas. O encontro tratou de projetos de consolidação e fortalecimento das ações governamentais, como a ampliação de serviços e atendimento às vítimas de violência doméstica ou que estejam em situação de vulnerabilidade social. O grupo entregou um documento com mais de 60 propostas com sugestões e encaminhamentos para realização do Estado.

Durante a reunião, Paulo assinou o decreto que determina criação do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra Mulheres Rurais. Além de informar que ainda este mês será realizada a entrega da Delegacia Especial dos Crimes contra Vulneráveis, que receberá o nome de “Delegacia Tia Marcelina”, uma homenagem a mãe de santo que teve seu terreiro invadido por um grupo miliciano e foi espancada em fevereiro de 1912, no episódio conhecido como Quebra do Xangô.

ATENDIMENTO

O governador atendeu ao pedido de interiorização da Patrulha Maria da Penha, e a implantação da Sala Lilás em todos os Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps) de Alagoas. O espaço atende as vítimas de violência, doméstica ou familiar, de forma humanizada, ampliando o atendimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Paulo informou que pediu um levantamento da Polícia Civil para saber da operacionalidade para colocar em funcionamento 24 horas por dia as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher. 

“Aumentamos o número de viaturas da Patrulha Maria da Penha com atuação conjunta com as bases comunitárias de segurança para o atendimento do disk denúncia, sendo agora cinco viaturas na capital. Também estaremos iniciando na próxima semana, a interiorização da patrulha por Palmeira dos Índios e Penedo”, disse o governador.

A secretária da Mulher e Direitos Humanos, Maria Silva, reforçou a importância do alinhamento entre o poder público e as entidades feministas para que os projetos avancem com exatidão. “Estamos no caminho correto. Trabalhando em todos os fluxos para que nós tenhamos muitas conquistas aqui em Alagoas”, acrescentou, comemorando os avanços.

CELERIDADE

A deputada Fátima Canuto pontuou a alegria de participar de uma reunião com esse intuito. “Parabenizo o governador que em tão pouco tempo que assumiu o governo está sendo resolutivo. Gosto de trabalhar assim com resultados e fico feliz em ver essas demandas sendo atendidas. Parabenizar também a secretária Maria pelo trabalho que vem fazendo pelas mulheres alagoanas”, afirmou. 

A representante do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), Paula Lopes, destacou que a “nossa indignação social teve resultado. Se, por exemplo, hoje a gente tem uma fala de que a delegacia da Mulher vai funcionar 24 horas, é uma certeza que nos liberta de uma pauta de 35 anos de luta. É algo importante para nós”, relembrou. “Nos sentimos de certa forma aliviadas. Houve certo desespero nosso de achar que nossas demandas não seriam atendidas, mas vejo que o governador está empenhado em atendê-las. Que hoje seja escrito um novo capítulo na vida da mulher alagoana”, observou.

Também participaram da reunião representantes dos movimentos de mulheres do campo; feministas pretas; ONG’s; Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CEDIM), a deputada estadual Ângela Garrote, a secretária Luiza Barreiros (Gabinete Civil), e o delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]