Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
28 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel PF prende mulher suspeita de ajudar em fuga de presídio federal
04/03/2024 às 16h00

Política

2ª Promotoria de Justiça de Palmeira dos Índios dá prazo de 10 dias para prefeitura atualizar portal da transparência

MPAL informou ter recebido denúncias, que logo foram constatadas por ele, sobre a falta de informações no portal da transparência, o que estava dificultando o acompanhamento e fiscalização dos gastos efetuados pela prefeitura.

Fonte: Reprodução

O Ministério Público do Estado de Alagoas dará mais 10 dias, a partir desta segunda-feira (4), para a Prefeitura de Palmeira dos Índios atualizar o portal da transparência. Em recomendação expedida no final do ano passado, a 2ª Promotoria de Justiça já havia orientado o poder executivo a seguir a legislação vigente, garantindo o acesso do cidadão as receitas e despesas do município.

Quando do envio da recomendação, que foi assinada pelo promotor de Justiça Ricardo Libório, o MPAL informou ter recebido denúncias, que logo foram constatadas por ele, sobre a falta de informações no portal da transparência, o que estava dificultando o acompanhamento e fiscalização dos gastos efetuados pela prefeitura. O prazo dado foi de 30 dias para a devida adequação. “Explicamos no documento quais eram as medidas que precisavam ser implantadas para garantir acessibilidade e transparência para a população. A atualização constante do portal, com dados sobre balancetes, contratos e licitações, por exemplo, é uma exigência prevista em lei. E isso também se estende à acessibilidade para pessoas com deficiência poderem fazer o acompanhamento, se assim desejarem. O gestor tem que cumprir”, declarou Libório.

Segundo ele, no final do mês de janeiro, a Prefeitura de Palmeira dos Índios informou que a desatualização ocorreu porque o servidor responsável pela alimentação da página estava em período de licença e que, em razão disso, havia nomeado um novo funcionário para cumprir com essa missão. “Recebemos a resposta onde consta, inclusive, o nome desse novo servidor. Então, diante disso, daremos mais 10 dias para a regularização total do portal da transparência”, acrescentou o promotor de Justiça.

Ainda de acordo com Ricardo Libório, o não cumprimento do novo prazo da recomendação pode acarretar no ajuizamento de ações judiciais a fim de dar cumprimento à Lei nº12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação (LAI).


Fonte: Notícias MPAL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]