Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
28 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel PF prende mulher suspeita de ajudar em fuga de presídio federal
05/03/2024 às 08h00

Política

Paulo Dantas alinha cooperação entre Fapeal, Uneal e Universidade de Lisboa

Em Portugal, governador discutiu parcerias para combate à pobreza e para a gestão do Canal do Sertão

Foto: Marcelo Albuquerque

O governador Paulo Dantas se reuniu, na segunda-feira (04), com dirigentes de setores da Universidade de Lisboa para firmar parcerias nas áreas de agricultura familiar, engenharia de alimentos e gestão hídrica. O chefe do Executivo alagoano foi recebido pela assessora de Relações Internacionais da Universidade, Filomena Ferreira e pelos representantes do Gabinete de Sustentabilidade, Gabriel Londe, e do Instituto Superior de Agronomia (ISA), Luís Goulão.

"Alagoas tem uma grande missão que é o combate à extrema pobreza. Atuamos em diversas áreas, mas entendemos que na área de agricultura familiar e na gestão do Canal do Sertão temos muito de conhecimento a trocar com a Universidade de Lisboa", declarou o governador. 

Filomena Ferreira agradeceu a visita e concordou que uma cooperação entre Lisboa e Alagoas deve gerar importantes frutos para todos. "Temos trabalhado bastante na perspectiva de oferecer um mundo melhor e já atuamos em Alagoas, por meio da Ufal. Iremos ao Estado em breve", declarou. 

Definidas as áreas de interesse, ficou acertado que uma proposta de Termo de Compromisso envolvendo a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Universidade de Lisboa será apresentada nos próximos dias.

De acordo com Luís Goulão, uma das principais áreas de atuação será a engenharia de alimento. "Podemos trabalhar bem o aproveitamento e processamento dos alimentos para o combate à fome, além da assistência técnica", afirmou.

Participaram das discussões o secretário de Governo, Vitor Pereira, a secretária de Relações Internacionais, Caroline Balbino, a secretária da Primeira Infância e coordenadora do Alagoas Sem Fome, Paula Dantas, o presidente do ITEC, Cristiano Mendonça, e o vice-presidente da Casal, Paulo Mendonça.


Fonte: Wendel Palhares

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]