Promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, o 39º congresso desta especialidade médica acontece até este sábado (14) em Maceió. Dentro da programação do encontro, aconteceu na noite desta quinta-feira (12), no Hotel Radisson, o governador Teotonio Vilela Filhoa entregou a Medalha do Mérito Científico Doutor José Pimentel de Amorim ao médico e professor Ênio Bufollo.
Coordenador do congresso, o cardiologista José Wanderley Neto abriu a solenidade, destacando a parceria do segmento com o Governo do Estado e o significado do encontrro, que trouxe a Alagoas grandes nomes da cirurgia vascular. "Gostaria de agradecer ao governador e amigo Teotonio Vilela Filho, pelo importante apoio a este evento, que vai proporcionar esta troca de experiência e informações, e consequentemente, ajudar aqueles que nos procuram a recuperar suas vidas. Este congresso tem um simbolismo especial para nós alagoanos. Foi realizado anteriormente aqui há 20 anos, e aquele foi um ano muito importante, onde quebramos paradigmas e criamos a Sociedade Norte/Nordeste de Cirurgia Cardiovascular. Temos desafios cada vez mais complexos e tenho certeza que podemos vencê-los. Ainda existem muitas pessoas que precisam de nós”, afirmou.
O diretor científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Fábio Jatene, destacou o papel de Wanderley na medicina nacional e agradeceu o empenho do governador Teotonio Vilela Filho em trazer um evento deste porte para Alagoas.
O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Jadelson Andrade Pinheiro, falou da trajetória política do governador e da contribuição de José Wanderley à medicina. "Quero cumprimentá-lo pela bela gestão que tem feito nesta perola que é Alagoas, o que não me surpreende, sabendo de sua origem, seu pai, um dos mais importantes ícones da política nacional. E ao Dr. Wanderley, parabéns pelo empenho e dedicação em promover este que é um dos maiores congressos de cardiologia do mundo. Quero cumprimentar também o secretário de Saúde do Estado, Alexandre Holanda, certo de sua sensibilidade em lidar com a saúde pública”.
Após a outorga da Medalha do Mérito Científico Doutor José Pimentel de Amorim ao médico e professor Ênio Bufollo, Teotonio Vilela Filho reafirmou a importância da homenagem, que atribuiu a todos os cirurgiões cardiovasculares, destacando também o trabalho do especialista alagoano José Wanderley, vice-governador na primeira gestão de Vilela.
" Sobre o Dr. Wanderley, a cirurgia cardiovascular no Brasil deve a Alagoas pelo brilhantismo e excelência deste alagoano, este profissional humano, zeloso, estudioso, que escolheu dedicar a sua vida a vida dos outros através da medicina. Quero fazer um agradecimento à classe médica por ter me emprestado o Dr. Wanderley como vice-governador durante os quatro anos de meu primeiro mandato, onde tive um amigo leal, confidente, conselheiro, que nos momentos mais delicados me ajudou a equacionar e resolver situações difíceis, e graças a isso, o Estado superou vários problemas", afirmou, cumprimentando os participantes do evento. "Quero dar as boas vindas a cada um de vocês em nome de todos os alagoanos. É uma honra e um privilégio receber em Alagoas tantos estudiosos, profissionais e estudantes dedicados a aprender e ensinar para avançar a medicina no Brasil e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros”.
O congresso reúne em Alagoas mais de 1.500 profissionais, estudantes e pesquisadores do Brasil e de países como África do Sul, China, Canadá, Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Suíça e Itália. Durante o congresso, serão apresentadas e discutidas novas técnicas em cirurgia cardiovascular, e inovações em equipamentos e tecnologias da especialidade.
Ao lado do governador, na mesa diretora, estiveram presentes o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Holanda, o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Walter Gomes, coordenador do congresso, José Wanderley Neto, o presidente da SBC, Jadelson de Andrade Pinheiro, o presidente da Sociedade Norte/Nordeste de Cirurgia Vascular, Maurílio Deninger, o presidente da seccional alagoana, Alfredo Aurélio Marinho Rosa, e o diretor científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Fábio Jatene. Acompanharam o governador Teotonio Vlela, na solenidade, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, e o secretário executivo do Gabinete do Governador, Herbert Motta.
Fonte: Assessoria