O presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira em Alagoas (ABIH-AL), Glênio Cedrim, festejou a informação transmitida pelo senador Renan Calheiros (PMDB) de que, somente no mês de abril, foram liberados mais de R$ 3 milhões para a recuperação da AL-105 Sul, a Alça da Flamenguinha, que liga Maceió a São Luiz do Quitunde. Ainda segundo Renan, outras três liberações de recursos serão viabilizadas, no decorrer do desenvolvimento da obra, que terá um total de 28 km.
Segundo Cedrim, além da importância econômica, que possibilitará o intensificação do turismo na região Norte, existe ainda a grande redução no tempo da viagem. “O tempo que dispendemos do Aeroporto Zumbi dos Palmares até aquela região será reduzido em uma hora e meia, abrindo espaço para uma nova rota de acesso entre a parte alta de Maceió e o município de São Luiz do Quitunde, no litoral Norte de Alagoas” avaliou.
A ABIH-AL havia solicitado apoio a Renan, para que a Flamenguinha tivesse assegurados os recursos necessários para a sua conclusão, devido à sua grande importância para o turismo no Estado.
Os recursos do governo federal estão sendo repassados pelo Ministério do Turismo ao governo estadual e as obras vêm sendo desenvolvidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem – DER/AL.
Ao comunicar a liberação dos recursos, Renan destacou que, além da importância econômica para a região Norte, “a obra rá proporcionar melhorias na Costa dos Corais, que é hoje o segundo maior polo turístico do Estado”, concluiu.
A Alça da Flamenguinha deverá intensificar o fluxo de turistas no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Alagoas, porque a maioria dos turistas de pequenas operadoras e particulares desembarca em Recife, pela maior opção da malha aérea e menor tempo de deslocamento terrestre. Com a nova rodovia, grande parte desses turistas deverá vir para Alagoas.
Fonte: Assessoria