Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
18/02/2015 às 20h11

Blogs

O 'politicamente incorreto' no carnaval da Beija Flor acabou em samba

Estava torcendo pela Unidos da Tijuca e, preferia, realmente, que a Beija Flor não ganhasse para evitar a polêmica sobre o patrocínio que a escola de Nilópolis teve.
 
Sei que muitas pessoas vão torcer o nariz para o que vou dizer, mas, na minha opinião, ditador africano não entende p.n de carnaval e muito menos de desfile. Não se pode tirar o mérito e o empenho dos que trabalharam o ano inteiro para apresentar na avenida um desfile tecnicamente perfeito. Desde os membros da Comissão de Carnaval da escola, que idealizam o espetáculo ao mais humilde componenente, que muitas vezes tem no desfile seu momento único de cidadania. 
 
O enredo foi, eu sei, bastante polêmico, mas não o suficiente para mudar o desfecho de um desfile que, além de quase perfeito, teve uma incontestável sinergia com o público presente ao sambódromo( e certamente com os jurados).
 
Talvez fosse interessante, para evitar certas situações como essa, que a Liesa criasse um regulamento sobre os tipos de patrocínios que as escolas pudessem receber, mas acho pouco provável que isso aconteça no curto prazo.
 
Entretanto mesmo que o enredo da escola de Nilópolis fosse outro é bom lembrar que o " politicamente incorreto"  das agremiações não começou agora.  Há décadas o "espetáculo" é comandado pela alta cúpula da "contravenção" e ninguém fala nada sobre o assunto.
 
Provavelmente já absorvemos e aceitamos que em se tratando de carnaval tudo deve mesmo é  acabar em samba...


Etcetera por Ricardo Leal

Publicitário, radialista, poeta e escritor. Carioca, radicado em Alagoas desde 2002, trabalhou em diversas campanhas eleitorais no estado. Foi diretor da Organização Arnon de Melo (OAM) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).  CEO - Press Comunicações Diretor/Editor - Revista Painel Alagoas  Editor - Coluna Etcetera (impressa e digital)

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]