Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
20/10/2011 às 18h43

Blogs

Alagoas, que pena!

Jorge Vieira – Jornalista

Mais uma vez o estado de Alagoas é manchete dos principais meios de comunicação do Brasil e em nível internacional. Mas não é motivado por sua beleza natural, conhecido como o paraíso das águas, ou por sua população, formada de povos amigos, acolhedores e trabalhador. É por ser o estado mais violento do país, segundo os dados da Organização das Nações Unidas (ONU)!


Se bem que, lamentavelmente, não é novidade! Isso espanta mais ainda. Inclusive, este mesmo autor já abordou o tema em outras oportunidades. Mas como nada mudou, e até piorou, é impelido a continuar analisando e refletindo sobre a mesma temática. Como se ver, não se encontra mais circunscrito à realidade tupiniqim.


Entretanto, para os alagoanos (as), saber que são campeões (ãs) já se tornou uma praxe. Já conquistou o título de campeão pelo menor índice de desenvolvimento econômico, perdendo para os estados do Piauí e Sergipe – o primeiro encontra-se numa região das mais castigadas pela seca; e o segundo tem uma extensão territorial menor, mas consegue uma produção superior em grãos; na educação, campeão em analfabetismo; nas áreas da assistência à saúde, moradia, transporte, saneamento básico encontra-se com os piores níveis. Veja-se o caso das cidades atingidas pelas enchentes, depois de um ano os desabrigados encontram-se morando debaixo de lonas. Na matança de jovens, Arapiraca e a capital Maceió, são campeãs.


Diante de uma realidade com esse nível de crueldade, pergunta-se à população em geral e, especialmente, aos governantes e representantes políticos: isto não os envergonha, macula a inteligência de um ser humano minimamente consciente? Em geral, em nível da sociedade, encontra-se um silêncio estarrecedor, às vezes conivente ou alienado da realidade. Alguma manifestação ocorre pontualmente, mas não se observa um posicionamento da sociedade organizada.


No caso dos desabrigados, existem algumas instituições e pessoas abnegadas, motivados por razões religiosas ou simplesmente sociais, que se sensibilizam e aproveitam datas comemorativas para recolher donativos para os acampados. Exemplo, o dia das crianças! Dentre outras, a Igreja Católica está desenvolvendo alguns trabalhos de assistência junto a essas pessoas, como também celebrações e caminhadas pela paz. Atos que têm contribuído inclusive para despertar a sociedade e outras instituições para a problemática. São ações importantes, visto que dão visibilidade das mazelas sociais, mas insuficientes e, até, perigosas, quando não acompanhadas por uma reflexão sobre suas raízes e causas e tomada de posicionamento transformador.


E os dirigentes deste Estado, onde se encontram diante desse quadro?! Alinhados à sua maioria aos interesses econômicos, sistema concentrador de riquezas e promotor das desigualdades sociais, silenciam absurdamente! Ou quando se pronunciam, apresentam medidas demagógicas e ineficazes. Como explicar a discussão no parlamente alagoano sobre a diminuição da maioridade penal como solução para o problema da violência? E mais ironicamente, como entender a publicidade governamental: “Nunca se fez tanto por Alagoas”?

São questões que passam por uma nova consciência social e política da sociedade alagoana, que possibilitará a formação e renovação das instituições sociais e de dirigentes governamentais do Estado. Somente com ações estruturais, pode-se encontrar o caminho para soluções definitivas para os problemas de Alagoas.
É preciso dar um basta na hipocrisia da sociedade que faz de conta que está preocupada e a dos dirigentes políticos que fingem que legislam e governam!


Painel Opinativo por Diversos

Espaço para postagens de opinião e expressão dos internautas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]