Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
25/04/2017 às 09h18

Cultura

Jorge de Lima é homenageado nesta terça em Maceió

Secretário Enio Lins e intelectuais destacaram que o legado que figuram ilustres como Jorge de Lima deixaram é uma das funções das comemorações dos 200 anos do Bicentenário de Alagoas - André Palmeira

Mais de 200 estudantes e professores, além de artistas, escritores, intelectuais e autoridades participaram da abertura das comemorações do bicentenário de emancipação de Alagoas do mês de abril que homenageia o ilustre poeta alagoano Jorge de Lima. O evento aconteceu na segunda-feira (24), no auditório da Prefeitura de União dos Palmares, a cidade natal do homenageado, com uma série de palestras sobre o poeta. As festividades seguiram até à noite com apresentações musicais e peças, em frente à praça que leva seu nome. A mesma programação acontece nesta terça-feira (25), em Maceió, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá, a partir das 14h.

O projeto é intitulado ‘Os mundos do poeta impossível’, que traz uma série de encontros, palestras e exposições em homenagem ao ilustre alagoano polivalente.  De acordo com o secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, homenagear os ilustres alagoanos, prestigiando os municípios que fizeram parte de suas vidas, difundindo os legados que eles deixaram, é uma das funções das comemorações dos 200 anos de emancipação de Alagoas.

“Uma das determinações do governador Renan Filho é que as cidades alagoanas sejam prestigiadas pela Agenda do Bicentenário, em função dos fatos históricos ocorridos em cada uma delas ou por conta das personalidades destacadas nascidas ou ligadas a cada município. Assim, a programação dedicada a Jorge de Lima foi iniciada, com muito sucesso, em União dos Palmares”, destacou.

O poeta e jornalista Claufe Rodrigues, produtor do programa da Globo News Literatura, é o curador deste projeto e está encantado de participar das comemorações, que neste mês destaca Jorge de Lima.  Claufe Rodrigues é profundo conhecedor e pesquisador da obra do escritor alagoano. O curador garante que Jorge de Lima foi um dos poetas mais influentes da cultura brasileira, despertando admiração de Norte a Sul do país entre escritores de variadas tendências.

“Para mim, essa grande homenagem a Jorge de Lima me toca muito, porque ele foi o poeta que me transformou, que me apontou os caminhos. Desde então, eu passei a admirá-lo profundamente, a divulgar a obra dele e agora culmina com esse dia de Jorge de Lima, em União dos Palmares, cidade natal dele. E isso é muito emocionante. Tivemos a oportunidade de conhecer lugares como a Serra da Barriga, o Quilombo dos Palmares e outros locais que o influenciaram. Está sendo fantástico. Nesta terça estaremos repetindo as atrações em Maceió,” ressaltou o jornalista.

Um pouco de Jorge de Lima

Além de poemas, Jorge de Lima também escreveu romances, entre os quais ‘Calunga’ e ‘Guerra dentro do Beco’, este último escrito no início dos anos 40 e editado em 1950. Dois anos depois, publica sua obra mais aclamada, ‘Invenção de Orfeu’, epopeia em dez cantos, onde utiliza os recursos aprendidos em uma vida inteira dedicada à literatura.

Jorge de Lima morreu em 1953, aos 60 anos, deixando como legado uma das obras mais impressionantes não só do século XX, mas de toda a literatura brasileira.

Confira a programação de ‘Os mundos do poeta impossível – dia de Jorge de Lima’, além das exposições permanentes sobre a vida do ilustre alagoano.

PROGRAMAÇÃO

25/04/2017 – Maceió

Locais: Auditório Virgilio Loureiro – Centro de Convenções de Maceió

14h00 - Abertura do evento

14h30 - O mundo de Jorge de Lima na Religião: Leandro Garcia

15h15 - O mundo de Jorge de Lima no Romance: Maurício Melo Jr. e Carlito Lima

16h00 - O mundo de Jorge de Lima na Poesia: Niraldo de Farias

16h45 - Apresentação musical de Claufe Rodrigues e Mônica Montone

17h15 - Intervalo

18h30 - Performance teatral ‘Guerreiros de Jorge’

19h30 - Leitura Dramatizada ‘As Aventuras da Nêga Fulô’

Autor: Maurício de Macedo

Direção: José Márcio Passos

Elenco: José Márcio Passos, Homero Cavalcante, Diva Rodrigues, Matheus Marin e Avaristo Martins.

Exposições permanentes sobre a vida de Jorge de Lima:

Casa de Jorge de Lima – Centro - União dos Palmares | 08h às 12h

Casa de Jorge de Lima – Praça do Sinimbu – Maceió | 08h às 12h


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]