Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
29/09/2017 às 19h54

Cultura

Mestre cordelista ensina técnica da xilografia a alunos da rede estadual

Luiz Natividade orientou estudantes Trabalhos dos alunos serão expostos junto aos do artista, no IPHAN, em Jaraguá, a partir deste sábado (30)

Além de aprender teorias e técnicas da xilogravura, a desenhar, os participantes aprendem ainda a confeccionar as ferramentas - Foto: Valdir Rocha

Em parceria com o Governo do Estado, em comemoração ao bicentenário de Alagoas, o artista plástico, escritor, cordelista e xilogravador alagoano, Luiz Natividade, que este ano soma mais de 30 anos de arte, em 1080 xilogravuras, 23 cordéis e mais de 70 exposições, leva o projeto “Natividade de Xilogravuras” às escolas alagoanas, com a realização de oficinas para estudantes.

De acordo com o artista, a ideia é disseminar a xilogravura, despertar talentos e manter viva esta arte, tendo como foco principal os jovens estudantes. E a primeira foi a Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa, mas a previsão é que o projeto percorra todo o Estado.

“A xilogravura estava desaparecendo das capas dos cordéis e em Alagoas são poucos xilógrafos. Temos o grande mestre Enéas Tavares, com 81 anos; o João Gomes, que veio de São Paulo; e eu, que desenvolvia este projeto há 17 anos na Bahia. Maceió será o portal de entrada da minha arte e quero levar a todas as cidades de Alagoas. O Moreira foi a turma de estudantes mais educados que já tive em meus projeto, talentosos, desenhistas, todos estão de parabéns, uns se destacam por gostar dos desenhos. É uma alegria trazer esta arte para meu Estado, nesta parceria com o Governo do Estado”, revela Luiz, que é natural de Junqueiro.

Aprendizado

Além de aprender teorias e técnicas da xilogravura, a desenhar, os participantes aprendem ainda a confeccionar as ferramentas. Todos os participantes recebem certificação. “Este curso é o primeiro contato com a xilogravura, mas aposto que ninguém mais vai parar de fazer gravuras após estas oficinas”, garante o artista.

Os estudantes Rafael Antonio, Ana Thayse e Juciele dos Santos, todos do Ensino Médio, aprovam o curso. “Gostava de desenhar, mas nunca tinha feito isto na madeira e também em grupo, achei divertido. A xilogravura envolve mais detalhes do que os outros desenhos e os detalhes são as partes principais”, declara Juciele.

“Minha família trabalha com carpintaria e eu já tinha contato, mas nunca desenhado na madeira. Aprendi muito”, afirma Rafael Antônio.

“Sempre desenhei em papel, mas xilografia tinha curiosidade em aprender. O que mais chamou a atenção foi trabalhar com a madeira e fazer a cópia. E ainda ter a honra dos nossos trabalhos serem expostos junto aos do professor, que é um mestre”, ressalta Ana Thayse.

Exposição

Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes na oficina ficarão expostos juntos aos do artista, de 30 de setembro até 21 de outubro, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Jaraguá. “Aproveitamos para convidar a população alagoana para conhecer de perto estes trabalhos”, convida Luiz Natividade.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]