Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
07/11/2017 às 22h30

Cultura

Festa do Ijexá abre comemorações do Mês da Consciência Negra

Décima edição do evento acontece na sexta-feira (10), na Praça dos Martírios

A tradicional Festa do Ijexá dá início às celebrações do mês da Consciência Negra. Comemorando 10 anos, o evento acontece na sexta-feira (10), às 15h, e traz como tema ‘As forças da herança de raízes africanas – Asé Ojú Iyá Omi’. A festividade é uma realização do Instituto Bem Querer, por meio do Projeto DàráAiyê (Boa Terra), e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

“Nossa festa abre as manifestações culturais em celebração ao mês Consciência Negra no Estado de Alagoas. É uma integração social da comunidade afrobrasileira que faz um recorte da essência religiosa para a cultura de paz e combate à discriminação e preconceito”, disse a presidente do Intituto, Jandha Carvalho.

A abertura se dará com a caminhada Ilê Axé Legionirê, com concentração na Praça Marechal Deodoro, e pedido de agô  os Orixás e ancestralidades, com atabaques e xirê, coordenado por Pai Manoel do Xoroque. O grupo segue em cortejo com apresentações culturais de matriz africana até a praça Floriano Peixoto.

A partir das 18h, haverá apresentação da capoeira, maculelê e puxada de rede, com os mestres Besourão, D´Lua, Dumel, e grupos Raridade Negra, Berimbal d’Ouro, Alagoart e Arte Brasileira. Os conhecidos batuques ficarão por conta do grupo Afoxé Obá Agodô e Banda Afro Afoxé.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]