Dólar com. 5.1145
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
08/11/2017 às 16h20

Cultura

Prefeitura lança edital para grupos afro-brasileiros

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), dá sequência à política de editais e abre a chamada para mais dois eventos que acontecem nos próximos meses, dessa vez voltados para a cultura afro-brasileira. São os já tradicionais projetos da Festa das Águas, que acontece no dia 08 de dezembro, e do Xangô Rezado Alto, no dia 02 de fevereiro. O edital, lançado na última terça-feira (07) e publicado no Diário Oficial do Município (DOM), permanece aberto até o dia 27 de novembro.

A Festa das Águas surgiu para dar suporte às celebrações do Dia de Iemanjá em Alagoas. No dia 08 de dezembro, a orla de Pajuçara se veste de branco e azul e recebe a visita dos fiéis das religiões afro-brasileiras, seus simpatizantes e turistas. A praia entra no clima da festividade, com muitos batuques, cantos e danças.

Em sua 7ª edição, o Xangô Rezado Alto relembra um dos mais tristes episódios da historiografia alagoana, o “Quebra de Xangô”, quando templos sagrados de religiões africanas foram invadidos e destruídos.

Para o coordenador de Políticas Culturais da Fundação, Amaurício de Jesus, a política de editais amplia o acesso dos segmentos culturais aos recursos. “É uma ação de democracia de acesso. A forma de seleção transparente, aberta, vem através dos editais”, afirmou.

Voltadas aos grupos culturais afro, incluindo os folguedos, como o Côco de Roda, o Bumba meu Boi, as Taieiras e as Baianas, as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 14h, na sede da Fundação, no Jaraguá. É preciso levar dois envelopes lacrados no ato da inscrição: o primeiro, com os documentos relacionados à habilitação conceitual e técnica, e o segundo, com os da habilitação jurídico-fiscal.

A Comissão Julgadora avaliará os projetos a partir de alguns aspectos, como a adequação do proponente à proposta do edital, histórico de realização de atividades e tempo de atuação. Ao fim do processo, serão selecionados trinta grupos, os quais serão divididos igualmente entre os dois eventos. O recurso disponibilizado para essa realização é de R$ 33 mil, a ser dividido igualmente entre os participantes totalizando R$ 1.1000 para cada.

Acesse aqui o edital

Ficha de inscrição

Declaração de veracidade das informações

Modelo de carta coletiva de anuência

Modelo de atestado de realização

Modelo de proposta


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]