Dólar com. 5.126
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
31/03/2018 às 18h30

Cultura

Brasil e Cazaquistão iniciam cooperação para divulgar suas culturas

O presidente da EBC, Laerte Rímoli, cumprimenta o embaixador do Cazaquistão, Kairat Sarzhanov - José Cruz/Agência Brasil

Brasil e o Cazaquistão assinaram memorando de cooperação para intercambiar notícias, fotos, vídeoclips e materiais analíticos elaborados pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), por meio da Agência Brasil e pela Agência Kazinform, no idioma inglês, envolvendo eventos de interesse de ambos os países em esfera nacional e internacional.

O memorando foi assinado na quinta-feira (29) pelo presidente da EBC, Laerte Rímoli, e pelo embaixador do Cazaquistão, Kairat Sarzhanov, que representou a Kazinform, na sede da EBC, em Brasília.

“Essa aproximação com culturas diferentes nos enriquece muito. Tanto para o Cazaquistão como para o Brasil essa relação só pode fazer bem”, disse Laerte Rímoli, ao assinar o documento.

Ele destacou a Agência Brasil como elemento importante desses esforços e citou também a TV Brasil como referência cultural, mostrando a cultura de países parceiros e amigos do Brasil..

Laete Rímoli observou que o Cazaquistão é “parceiro e amigo” do Brasil. “Culturas tão diferentes acabam provocando um interesse imenso nos dois ambientes”, acrescentou.

“O Brasil é um país chave para o Cazaquistão, e por isso merece a máxima prioridade para o nosso país. Portanto, colocamos o Brasil na nossa lista de países que merecem prioridade máxima na agenda de projetos de modernização global”, afirmou Kairat Sarzhanov.

O embaixador do Cazaquistão disse que a assinatura do memorando é uma forma de a cultura de seu país ser conhecida pelos brasileiros. “Estamos muitos felizes por iniciar essa cooperação com a EBC e, apesar da distância geográfica, há um potencial imenso de desenvolvimento das relações entre os dois países”.

Kairat Sarzhanov lembrou que o seu país tem o projeto de trocar, até o ano de 2015, o alfabeto do idioma do Cazaquistão, do cirílico pelo latino.

“A nossa finalidade, ao trocar o alfabeto cirílico pelo latino, é possibilitar a integração com o mundo, facilitando inclusive a vinda de investimento. Como pretendemos também trazer a literatura do Cazaquistão para todos países, inclusive para os brasileiros, o memorando de cooperação integra os esforços visando promover o conhecimento sobre o nosso país no Brasil.”


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]