Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
06/08/2018 às 15h30

Cultura

Cultura: conheça os homenageados da I Flijaça

Entre os dias 15 e 18 de agosto, Maceió recebe mais uma festa literária. Depois da Flipontal e da Fligraça, é a vez do bairro do Jacintinho ser palco de mesas de debates, lançamentos de livros, exposições e concertos. Durante a programação desta primeira edição, a Festa Literária do Jacintinho (Flijaça) irá homenagear dois grandes nomes: Luiz Gonzaga e Ruth Quintella.

Conhecido como ‘Rei do Baião’, Luiz Gonzaga é um dos grandes nomes da música brasileira. Ele foi responsável por levar o xaxado e o baião, dois ritmos da cultura nordestina, para outras regiões do País. Nascido em Exu, sertão de Pernambuco, Gonzaga começou a tocar sanfona ainda criança. Em 1930, foi para o Exército Brasileiro, onde atuou como voluntário e corneteiro. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1939, se dedicando à música, a princípio tocando em bares e nas ruas.

A carreira musical de Gonzaga não teve êxito de início, mas ele foi persistente. Participou de programas radiofônicos de calouros e gravou seu primeiro disco solo em 1941. A partir do lançamento do primeiro álbum musical, o Rei do Baião foi consolidando seu nome, sua música e suas raízes na história da música brasileira. Entre os maiores sucessos de Luiz Gonzaga, estão ‘Asa Branca’, ‘Olha Pro Céu’, ‘Que Nem Jiló’ e ‘Respeita Januário’.

A segunda homenageada do evento é Ruth Quintella: professora, escritora e ilustradora maceioense, que utilizou o mundo da imaginação das crianças como inspiração para suas obras. Ruth se destacou por causa de seus livros infantis, recebendo, inclusive, o Troféu de Literatura Infantil em 2009, durante a IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Entre todos os livros de Quintella, o de maior notoriedade é ‘Amarelinha, uma Pequena Borboleta’, de 1998.

I Flijaça

A I Festa Literária do Jacintinho é uma parceria da Associação Cultural Alagoa do Sul com a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).


Fonte: Ascom Fmac

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]