Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
27/10/2016 às 11h39

Economia

Pesquisa do Instituto Fecomércio demonstra elevação no consumo das famílias

A expectativa é de que crescimento continue no último trimestre do ano

A pesquisa do Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento de Alagoas (IFEPD/AL), realizada em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), demonstra que o Índice de Consumo das Famílias (ICF) teve alta de 3,25% entre agosto e setembro. O levantamento também sinaliza que entre os que recebem até 10 SM, o consumo aumentou 2,28%. A alta foi mais expressiva entre as famílias com mais de dez salários mínimos: 12,63%.

“Todo esse aumento se deve à melhora na percepção dos consumidores em relação à renda, devido aos níveis dos preços estarem em patamares mais adequados e pela surpresa no mês de setembro sobre o nível de aumento do IPCA em apenas 0,08%. Isto aumenta a sensação de poder de compra dos consumidores. Quando comparamos setembro ante agosto, houve um aumento de 5,08% no consumo das famílias”, explica Felippe Rocha, assessor econômico da Fecomércio.

Contexto

Na análise do economista, a elevação no consumo nos últimos dois meses não tem como fator principal o aumento da renda das famílias, mas sim pelo aumento do consumo por meio do crédito. Entretanto, o último trimestre do ano permite que as famílias ampliem o consumo, uma vez que surgem novos postos de trabalho por meio das contratações temporárias e da recuperação dos empregos das usinas de açúcar e álcool do Estado, dando uma nova dinâmica na economia.

Segundo os dados de agosto do CAGED/TEM, houve saldo positivo de 4.099 nos postos de trabalho, em grande parte impulsionado pela indústria de transformação, seguido pelo setor de serviços do Estado. “Como a recuperação deverá se manter até janeiro, espera-se um aumento do consumo para o final de ano melhor do que o de 2015. Mesmo assim, as vendas serão modestas se comparados com o período pré-crise, pois os empresários estão mais racionais e pretendem manter suas margens mais equilibradas”, analisa Rocha, acrescentando que, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), o volume de demanda das grandes redes varejistas será por produtos mais baratos e em quantidade em termos de pedidos de 8% a 12% maior do que o final de 2015.

O acesso ao crédito tem melhorado à medida que os níveis de inadimplência diminuem. Isso é percebido pelo indicador de acesso ao crédito do ICF, o qual obteve

uma melhora de 9,51%, confirmando a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) de setembro, que demonstrou que o crédito consignado teve um aumento expressivo desbancando os financiamentos de carro da terceira posição sobre as causas do endividamento dos consumidores de Maceió.

“As perspectivas de consumo para o final desse segundo semestre continuam sinalizando uma alta de 4% em relação ao mesmo semestre do ano anterior”, afirma. E, como o final de ano é sinal de maior renda, por conta do 13º salário, a demanda por produtos duráveis, também deve aumentar. O Natal e a Black Friday podem contribuir com esse processo, já que a pesquisa indica que há um aumento de 6,03% na intenção de consumo para a aquisição de eletrônicos e eletrodomésticos.


Fonte: Ascom Fecomércio/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]