Dólar com. 5.1146
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
16/08/2017 às 17h10

Economia

Governo de Alagoas busca investimentos para energia eólica

O Iteral fez a interlocução entre a Prefeitura de Mata Grande e a empresa Renova Energia para retomar o projeto de instalação das turbinas no município

Atualmente, existem 457 parques eólicos no país, sendo 80% deles no Nordeste - Foto: Cortesia/Renova Energia

A energia eólica é uma das formas de energia mais limpas e eficazes, sendo captada por meio do fluxo, força e velocidade do vento. Tem sido um diferencial no Brasil e vem conquistando recordes na produção de eletricidade. Atualmente, existem 457 parques eólicos no país e 80% deles estão no Nordeste.

Buscando a inserção do Estado de Alagoas, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) fez a intermediação entre a Prefeitura de Mata Grande e a empresa Renova Energia, sendo representada pelo coordenador de Projetos, Denis Bellinni, para retomar a discussão sobre a produção de eletricidade de forma autossustentável.

De acordo com o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, esse projeto demonstra a preocupação do Governo de Alagoas com a expansão socioeconômica, investimento tecnológico e de baixo impacto ecológico.

“A concretização desse projeto de energia eólica será um marco na gestão do governador Renan Filho. Terá uma importância expressiva para o desenvolvimento econômico no Alto Sertão e, ainda, representará uma conquista para o Estado de Alagoas”, citou Jaime Silva.

O prefeito de Mata Grande, Erivaldo Lima, conhecido por Mandú, destacou que a Serra do Parafuso, localizada em torno de 600 m acima do nível do mar, é uma área com grande potencial para a instalação de, no mínimo, 30 turbinas, sendo necessária uma avaliação minuciosa. Outra importante demanda foi a solicitação da revisão dos limites territoriais do município.

O Iteral já executou a regularização fundiáriak que é essencial para a efetivação do parque eólico e, agora, intensificará o seu trabalho para entregar, aproximadamente, 140 títulos de terras aos pequenos proprietários rurais na região.

A Renova Energia foi fundada em 2001, e a negociação com essa companhia brasileira deve-se ao seu pioneirismo na geração de energia elétrica renovável, com atuação em matrizes eólicas, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e solar. Desde 2009, a empresa é um exemplo na América Latina no segmento de fonte eólica.

O  rojeto será analisado pelos órgãos competentes, que definirão junto à empresa as normas técnicas, infraestrutura, tipo de turbina adequada e recursos financeiros necessários para o investimento.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]