Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
03/10/2017 às 19h11

Economia

Procon divulga pesquisa de preços para o Dia das Crianças

Coleta foi realizada nos dias 2 e 3 de outubro e traz preços de 45 itens mais procurados da época

Órgão orienta consumidores na hora de escolher o presente e dá dicas para evitar problemas futuros - Foto: Ilustração

Com a proximidade do Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) divulga uma pesquisa de preços dos itens mais procurados para auxiliar os pais na hora de escolher o presente, além de dar dicas para que não haja problemas futuros.

A tradicional pesquisa, divulgada anualmente pelo órgão, ocorreu nos dias 2 e 3 de outubro e trouxe os preços de 45 itens, entre brinquedos, bonecos, jogos de tabuleiro, etc, de quatro grandes estabelecimentos do ramo.

Para o superintendente João Neto, a pesquisa é fundamental para que o cliente escolha a melhor opção. “A análise com antecedência pode evitar prejuízo e é por isso que anualmente realizamos essa coleta, para facilitar a vida do consumidor na hora da compra”.

A pesquisa está disponível no link http://www.procon.al.gov.br/pesquisas-de-precos/2017/dia-das-criancas

Consumidor precisa ficar atento

Na hora de comprar o presente, os pais precisam ficar mais atentos do que o habitual, já que existem brinquedos que têm uma idade mínima para ser utilizado. Os dados da embalagem precisam estar claros, com identificação do fabricante, eventuais riscos à criança e selo do Inmetro.

Ao fazer a compra deve-se exigir a nota, cupom fiscal ou o tíquete de caixa. É importante consultar também a política de troca do estabelecimento, uma vez que o mesmo não é obrigado a realizá-la caso o produto não tenha defeito, sendo liberalidade da mesma.

Outra precaução é certificar-se de que o brinquedo tem garantia e o prazo de validade, além de saber se possui serviço autorizado (assistência técnica) em sua cidade.

Caso o produto apresente defeito na garantia, o fornecedor tem 30 dias a partir da abertura de reclamação para resolver. Caso o prazo seja ultrapassado, o consumidor tem direito a restituição do valor pago, abatimento proporcional no preço ou a substituição por outro produto similar em perfeitas condições de uso.

Em caso de dúvidas ou mais orientações, o consumidor pode entrar em contato com o órgão estadual pelo telefone 151, pelas redes sociais (Facebook, Instagram ou Twitter) e também por Whatsapp, no telefone (82) 98889-6619.


Fonte: Ascom Procon/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]