Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
18/10/2017 às 16h42

Economia

Palestra na Feira do Empreendedor orienta sobre como vender para a Prefeitura

O diretor-presidente da Arser, Ricardo Wanderley, apresenta palestra na Feira do Empreendedor - Foto: Fernando Coelho (Ascom/Arser)

“A administração pública de Maceió é a grande consumidora da capital”. A informação passada pelo diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser), Ricardo Wanderley, revela um fato essencial, porém pouco lembrado, do panorama econômico local. Sim, a gestão municipal é a principal compradora de produtos e serviços da cidade.

E se os nossos fornecedores desejam participar dos processos de licitação – que é o principal meio legal para a ocorrência das transações entre as esferas pública e privada –, uma singular oportunidade para tirar dúvidas sobre o tema ocorrerá nesta quinta-feira (19), às 16h30, na Sala 01 do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, durante a Feira do Empreendedor – evento organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL), que ocorre de 18 a 21 de outubro, em Jaraguá.

Com o título “Como Vender para a Prefeitura de Maceió”, a fala será dividida entre o diretor-presidente da Arser e a diretora de Licitações e Contratos, Vanderléia Guaris. Juntos, eles irão detalhar as modalidades de compras, explicar pormenores da elaboração de editais e processos e fornecer dados e informações relevantes sobre a atuação municipal no campo licitatório.

Parceria

Desde a sua criação, em janeiro de 2017, quando passou a gerenciar todas licitações da gestão municipal, a Arser afinou uma parceria com o Sebrae no intuito de estimular a participação de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP)nos editais de compras. Em 2007, das 100 licitações abertas pela Arser, 40% foram vencidas por ME ou EPP. “Tanto a equipe do município – que trabalhou diretamente nessa interface – quanto a equipe do Sebrae estão de parabéns!”, destaca Ricardo Wanderley, da Arser.

Afinal, como determina a Lei Complementar nº 147/2014, que atualiza a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, LC nº 123/2006, nas licitações públicas em que os itens têm valores de até R$ 80 mil, a Administração Pública deverá realizar processos licitatórios destinados exclusivamente à participação da categoria.

“Para o município, enquanto comprador, já é natural consumir produtos e serviços. O difícil foi preparar o forro dessa história toda. Não adianta o município ser um grande comprador se não tiver vendedor apto a negociar com o município”, explica o gestor. “O município não vai arredar o pé de cumprir o que reza a lei. De usar e abusar no sentido de enaltecer e de fomentar a questão do empreendedorismo local e de estabelecer novas parcerias e manter as que já existem”, finaliza.


Fonte: Ascom Arser

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]