Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
05/04/2018 às 10h00

Economia

Consumo das Famílias aumenta 8,57% em março

Nas famílias que recebem menos de 10 salários mínimos, a elevação foi de 7,59%

Arquivo/Agência Brasil

Pesquisa sobre a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Maceió, realizada pelo Instituto Fecomércio AL em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismos (CNC), demonstra que entre fevereiro e março houve um acréscimo de 8,57% no volume do consumo.

As famílias que recebem menos de 10 salários mínimos (SM) aumentaram suas compras em 7,59%. Já as famílias com renda superior a 10 SM, além de superarem os 100 pontos, cresceram em 19,06% o volume de consumo.

Esse desempenho alagoano foge um pouco ao padrão nacional. O assessor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha, ressalta que, num contexto geral, desde janeiro o consumo, a produção, a geração de emprego e a atividade industrial apresentam desempenho abaixo do esperado, demonstrando que a economia brasileira tenta apresentar sinais de recuperação da atividade econômica, mas ainda não consegue. Porém, em Alagoas, de novembro de 2017 a janeiro de 2018, houve elevação nos níveis de consumo. E, embora tenha sido registrada uma redução deste indicador em fevereiro, março trouxe a recuperação. “A Páscoa acaba por estimular diversos tipos de produtos do período. As redes varejistas pegaram o timing correto para promover um acréscimo do consumo e, uma semana antes do período Pascal, diversas promoções surgiram e os estoques de ovos praticamente se esgotaram”, observa Felippe.

Apesar do desempenho positivo, o ritmo de crescimento é um pouco menor do que o registrado em fevereiro. No geral, a aquisição de novos produtos reduziu 12,51%. Nas famílias que percebem menos de 10 SM, essa redução foi de 11,38%, e nas com salários maiores que 10 SM, a queda foi mais acentuada, 24,41%.

Outros números

Enquanto Alagoas, em fevereiro, fechou mais de 10 mil postos de trabalho, Maceió obteve saldo líquido de contratações de 287 novos empregos adicionais, destacando-se o setor de serviços, que contratou mais 540 colaboradores e a Construção Civil, com 160 novos empregos. Já o Comércio fechou 234 postos de trabalho no período. “Este saldo bastante positivo para Serviços e a Construção Civil, em fevereiro, traz aumento de renda familiar e estimula o consumo, tornando os trabalhadores mais confiantes”, avalia o especialista.

Entre fevereiro e março, a confiança com a manutenção do Emprego Atual elevou-se em 3,4%. Essa confiança também foi projetada nas melhorias sobre a

Perspectiva Profissional, a qual cresceu 10,6% entre os dois meses, demonstrando que os cidadãos da capital esperam, este ano, um aumento de salários e/ou ganho de promoções.

“Com mais empregos, percebemos que a economia vem se recuperando, mesmo que a passos muito curtos, e a renda atual familiar da capital já aponta sinais de melhora”, analisa Felippe ao explicar que os entrevistados apontaram uma elevação de 7,6% na percepção de melhora da renda familiar. A compra a prazo, seja por meio do cartão de crédito ou outro instrumento financeiro, que desde fevereiro já apresentava alta pela pesquisa de endividamento e inadimplência, é confirmada pela pesquisa de Consumo das Famílias, apontando alta de 5,6%.

Ainda de acordo com a pesquisa do Instituto Fecomércio, o nível de consumo atual também aumentou. Os entrevistados sinalizaram que, em comparação ao ano passado, estão comprando cerca de 22,1% a mais e que a Perspectiva de Consumo ao longo deste semestre será 22,3% superior ao mesmo semestre do ano passado. “Mesmo assim, embora a renda tenha apresentado melhora, assim como o comum, as famílias ainda não percebem que seja um momento apropriado para adquirir bens duráveis, ou seja, para trocar smartphones, linha branca, linha marrom e outros produtos duráveis em geral”, observa o economista.

A pesquisa completa pode ser encontrada no site do Instituto Fecomércio AL.


Fonte: Ascom Fecomércio/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]