Dólar com. 5.126
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
10/04/2018 às 06h26

Economia

Endividamento recua na capital, mas ainda alcança 189 mil consumidores

Pesquisa do Instituto Fecomércio AL aponta que apesar dessa redução, a inadimplência aumentou 5,38%

Arquivo/Pei Fon/Secom Maceió

Dados divulgados pelo Instituto Fecomércio AL indicam que o número de endividados na capital alagoana reduziu 1,04% em março, o equivalente, em termos populacionais, a 2 mil pessoas. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) foi realizada em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nos últimos 10 dias de fevereiro em diversos pontos de comércio de Maceió.

Se em fevereiro havia 191 mil (64,1% da População Economicamente Ativa - PEA) maceioenses endividados, atualmente existem 189 mil (63,4% da PEA da capital). Desta redução, houve decréscimo de 1,92% no número de consumidores que estão atrasando suas contas. Apesar da redução no volume de endividados, a inadimplência aumentou 5,38%.

Embora os indicadores deste mês sejam bons, quando comparado ao mesmo período do ano passado, o número de endividados na capital é 6,8% maior, assim como o número de pessoas com contas em atraso, 11,45%. Já o volume de inadimplência deste ano é 2,89% menor do que o registrado em março do ano passado.

O assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Felippe Rocha, observa que até fevereiro houve uma alta demanda de operações financeiras no Estado, envolvendo o pagamento com cartão de crédito, pedidos de empréstimos, concessão de crédito por meio de carnês e outros meios. “Em fevereiro, o volume financeiro movimentado por pessoas físicas ficou em torno de R$ 15.575 milhões. Em termos de pessoas jurídicas, a circulação foi de R$ 5.120 milhões. Esse desempenho apresenta estagnação em termos de demanda por crédito, mas com as pessoas físicas demandando muito mais crédito do que no ano anterior”, avaliou.

Segundo o economista, em termos de inadimplências dessas operações financeiras, observa-se o mesmo comportamento entre pessoas físicas e jurídicas no Estado. Em dezembro de 2017, as pessoas físicas apresentaram a menor taxa de inadimplência do ano, 3,87%; mas a partir de janeiro, a inadimplência apresentou leve aumento, e em fevereiro ficou em 4,2%. Já as pessoas jurídicas que apresentaram taxa de 5,69%, em dezembro, tiveram 6,04% de inadimplência em fevereiro.

“Esses dados confirmam que, em Maceió, ocorreu um aumento do endividamento por meio da contratação de crédito. E que apesar da inadimplência ter se elevado, tem mostrado, para Pessoas Físicas, estagnação em torno da média”, explica Felippe.

De acordo com o levantamento do Instituto Fecomércio, em março, a principal forma de contratação de crédito dos consumidores foi o cartão de crédito, responsável por 79,5% das aquisições de mercadorias (redução de 0,6 p.p.). Os carnês voltaram a apresentar alta, ficando em 11,7% (alta de 4 p.p.), enquanto o indicador ‘outros tipos de dívidas’ registrou 7,2% (redução de 2,9 p.p.).

O número de consumidores que possuem outros membros da família com contas em atraso diminuiu, saindo de 51,6%, em fevereiro, para 32,7%, em março. Já entre os 16,7% dos consumidores que estão inadimplentes, 5,6% informaram que sairão dessa situação em abril; número 1,6 p.p. superior a fevereiro. Ainda no universo de 16,7% inadimplentes, apenas 35,2% disseram que apenas pagarão parte da dívida, permanecendo inadimplente, enquanto 51% afirmaram não ter como quitar.

O tempo de pagamento de atraso das dívidas gira em torno de 71,4 dias e a quantidade de meses para pagamento com uma dívida é 4,5 meses, em média. Em relação ao comprometimento da renda, os consumidores da capital reservam 21,7% dos seus salários para o pagamento de dívidas, valor dentro do limite de considerável positivo, que é de 30%.


Fonte: Ascom Fecomércio/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]