Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
26/06/2017 às 12h40

Entretenimento

Márcio Cipriano é o entrevistado do programa Conversa com Roseann Kennedy

O atleta Márcio Cipriano é o entrevistado de Roseann Kennedy - Divulgação/Agência Brasil

O campeão brasileiro de basquete Márcio Cipriano é o entrevistado de hoje (26) do programa Conversa com Roseann Kennedy, da TV Brasil, que vai ao ar às 21h30.

Cinco vezes campeão brasileiro, bicampeão paulista e com passagem pela Seleção Brasileira de Basquete, Márcio Cipriano tem uma carreira vencedora. Depois de 23 anos dedicados ao esporte e de seguir pelo caminho do rap, agora ele atua como coach, com foco no indivíduo negro, para ajudar as pessoas a superar preconceitos em busca do sucesso.

Apostando no conhecimento e na ideia de que o sucesso "não é um acidente", Cipriano justifica a criação do projeto BlackCoachBrasil: “O negro tem por sua história saber sobreviver. Ele sabe se virar dentro das condições que tem e historicamente vem provando isso muitas vezes” .

Para o atleta, a questão racial e o preconceito ainda são dois grandes problemas a serem enfrentados no país, e o esporte, muitas vezes, pode mascarar esse tipo de discriminação. “No esporte não há muito essa questão da cor como há na sociedade. O esporte é meio daltônico. Se você tem um talento muito forte, as pessoas vão te aceitar como você é e pronto. As pessoas te enxergam primeiramente como atleta. Depois enxergam se você é negro ou se você é branco.”

Quando era jovem, a caminho do treino, Cipriano sentiu na pele o preconceito por causa da cor. Chegou a ser confundido com um assaltante quando corria com um amigo para pegar um ônibus no centro de São Paulo. Ele relembra o episódio em que foi parado por um policial : “Perdemos o ônibus porque ele achou que a gente tinha assaltado alguém. Mesmo que ninguém tenha gritado 'pega ladrão', eles deduziram que dois moleques pretos correndo no centro estavam fazendo alguma coisa errada”.

Para Cipriano é preciso apostar nas novas gerações. Ele lamenta que assim como a educação e a saúde, o esporte não seja prioridade no país. Segundo ele, falta um direcionamento aos mais jovens. “Um livro salva, o esporte salva, a educação de forma geral salva vidas. A música, a arte em si salva vidas”. E completa: “Tem que ter um foco na construção. Às vezes, você não tem uma meta muito clara, mas você não quer viver o que você tá vivendo, estabeleça uma meta para poder sair dali, para ter uma vida melhor. Se a criança cedo entender isso, a vida fica mais leve”.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]