Dólar com. 5.1223
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
07/05/2017 às 16h00

Esporte

Estádio Rei Pelé se transforma na casa de todas as modalidades esportivas

Foi-se o tempo em que o Rei Pelé era apenas um espaço para a prática do futebol. A maior praça esportiva do Estado de Alagoas continua sendo abrilhantada com os jogos do Campeonato Alagoano e o “Clássico das Multidões” entre CSA e CRB, mas hoje as portas estão abertas para diversas modalidades, treinamentos e profissionais que propagam o esporte, atividade física e lazer.

Inaugurado no ano de 1970, o Estádio Rei Pelé passou por diversas reformas e era a concentração principal do futebol em Alagoas. Os anos se passaram, outras modalidades cresceram e a necessidade de se manterem ativas, leva os seus gestores a buscarem parcerias, desde a sua acomodação, passando por treinamento de atletas e realização de eventos.

A Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), criada há dois anos, funciona e administra o Estádio Rei Pelé. A titular da pasta, Claudia Petuba classifica como positivo o saldo da nova realidade do Estádio Rei Pelé.

“Dois anos após termos aberto as portas do Rei Pelé, não apenas para o futebol, mas para o esporte alagoano, apontamos como positivo. Apenas em 2016, tivemos uma frequentação recorde. O Rei Pelé oferece uma gama de espaços subutilizados. O nosso gramado é um dos melhores do país, recebendo nota máxima no padrão FIFA e CBF. Além desse gramado, o Estádio oferece auditório 100 pessoas, 50 alojamentos com capacidade para até 400 pessoas e que no ano passado recebeu em torno de 8 mil pessoas. A cozinha do Estádio por exemplo, vamos dar total apoio a Secretaria de Estado Desenvolvimento Social para restaurante popular para comunidade esportiva e pessoas da região”, comemorou.

Desde o início da gestão na Selaj, a ideia era tornar o Rei Pelé um estádio funcional, atendendo o esporte profissional e amador e a iniciativa está consolidada.

“Disponibilizamos o Estádio para jogos da segunda divisão profissional, bem como o futebol amador, masculino e feminino, como a Copa Rainha Marta. Além disso, o gramado do Rei Pelé recebe uma diversificação de modalidades. De forma inédita, o Estádio recebeu a final de um torneio regional de futebol americano. O representante alagoano, Maceió Marechais disputou a final Copa do Nordeste, no encerramento do calendário 2016. Isso foi simbólico para todos nós”, disse.

A secretaria ainda lembrou de espaços e atividades que estão sendo explorados no “Trapichão”. “Nosso espaços estão sendo melhor utilizados. Um exemplo é o Centro de Fisioterapia e Recuperação Esportiva , CEFIRE. Um espaço de ponta, destacado a nível nacional, com equipamentos de pilates, musculação e que está a disposição dos atletas. O Corpo de Bombeiros utiliza este espaço para seus treinamentos, bem como o projeto Bombeiro Mirim. Donas de casa da região receberam instruções de como manusear os botijões de gás, crianças tiveram treinamento para técnica de salvamento. O próprio Comandante Adriano Amaral relatou que um menino, conseguiu salvar a vida do irmão, utilizando a técnica que aprendeu”, lembrou.

O Rei Pelé ainda serve como sede de diversas federações, que podem dar sequencia aos seus trabalhos administrativos, bem como recepção e treinamento de atletas. “Antes tínhamos salas fechadas e requalificamos mais de 15 salas e disponibilizamos para federações”, disse.

“O Centro de Treinamento Alyson Franco, o personal Rafa Casado, tem promovido treinamentos de condicionamento físico, bem como a Revista Suor tem realizado eventos da área esportiva e de atividades físicas aqui. Desde já, quero convidar diversos grupos, entidades e instituições que queiram divulgar e propagar o esporte”, concluiu.

A parceria entre instituições do Governo do Estado também está inserida nesta nova realidade. O Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Adriano Amaral enalteceu o novo momento do Rei Pelé.

“Uma parceria junto a Selaj, a secretária Claudia Petuba desde o início da gestão. Desde de 2015 estamos unidos, numa troca de benefícios. Nos foi cedido a estrutura do Rei Pelé para treinamentos eventuais, bem como o Bombeiro Mirim e competições internas do Corpo de Bombeiros. Nós acompanhamos todas as melhorias que foram feitas no Rei Pelé. Com a iniciativa da secretaria, com todo o apoio do Governo do Estado e nosso acompanhamento, dentro de toda legalidade, a parceria tem sido de sucesso”, avaliou.

O Rei Pelé se tornou uma praça que literalmente respira esporte e atividades de lazer e juventude da própria Selaj, como Lazer nas Cidades, Esporte Verão, Na Base do Esporte, bem como futebol, futebol americano, judô, kung-fu, luta olímpica, slackline e a “febre” do momento, que é o treinamento funcional.

Fisioterapeuta e um dos organizadores de treinamentos no Rei Pelé, Alyson Franco descreveu como é a realização de um evento num local, totalmente diferente do que os praticantes estão acostumados.

“É muito importante ter o Estádio Rei Pelé a disposição para realização de treinos diferentes, inovadores, desafiadores e estimulantes. Pois nos permite uma infinidade de possibilidades, como escadaria, pista de atletismo, rampas, campinho, fora o visual que agrada a todos”, afirmou.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]