Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
09/06/2017 às 16h42

Esporte

Escolas Dom Otávio Barbosa e Adelina de Carvalho são campeãs da luta olímpica no Jeal

Modalidade vem crescendo no Estado nos últimos anos

Luta olímpica é uma modalidade que vem crescendo no Estado nos últimos anos - Foto: José Demétrio

A Escola Estadual Dom Otávio Barbosa Aguiar, de Maceió, e a Escola Municipal Adelina de Carvalho, de Marechal Deodoro, foram as campeãs da luta olímpica na edição 2017 dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). A unidade de ensino da capital foi primeiro lugar na disputa feminina, enquanto a de Marechal Deodoro liderou a chave masculina.

Em 2016, na sua primeira participação na modalidade, a Escola Dom Otávio Barbosa Aguiar venceu as categorias infantil masculino e feminino e juvenil feminino, além de ser a vice-campeã do juvenil masculino. Com sete medalhas no evento – quatro de ouro e três de prata – a escola teve quatro alunos classificados para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ).

Este ano, já na etapa infantil dos Jogos, a unidade de ensino conquistou ouro com Ana Gabriela Martiliani na categoria 30 a 40 kg e Beatriz Marques no peso pesado. Islane Marques da Hora foi prata na categoria 30 a 40 kg.

Outro campeão da modalidade é o deodorense Mathaus Moura, estudante do Colégio Nossa Senhora Aparecida, de Maceió, que conquistou o bicampeonato do peso médio. Ele se diz feliz por poder representar novamente o Estado nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). No entanto, a luta olímpica não foi sua primeira paixão. "Comecei no judô, joguei futebol, mas foi na luta olímpica que eu me encontrei", relata o garoto, que no último brasileiro da categoria, ficou em 4º lugar.

Incentivo

De acordo com o coordenador da modalidade no Jeal e presidente da Federação Alagoana de Lutas Associadas (FALLA), professor Ivo Antônio da Silva Neto, a luta olímpica vem apresentando crescimento considerável desde 2013, quando a modalidade estreou nos Jogos. “Em 2013, nós estreamos com apenas cinco atletas. De lá para cá temos feito um trabalho muito grande de conquista, trabalhando crianças dos 7 aos 18 anos. Este ano, tivemos mais que o dobro deste número no Jeal”, conta.

Também estavam presentes ao torneio os campeões juvenis Wanderson Lima, 3º melhor do Brasil na categoria até 76 kg e Jackson Cardoso, 1º lugar no Brasileiro até 63kg. Ambos são estudantes da Escola Estadual Rosa Maria Paulina da Fonseca, de Marechal Deodoro e estavam lá para incentivar os colegas mais novos.

“A luta olímpica mudou minha vida, trouxe novas perspectivas e um objetivo, que é integrar a seleção brasileira”, fala Wanderson. Este é o mesmo desejo de Jackson, que, nos últimos anos, somou 18 títulos “Sempre gostei de artes marciais, comecei no jiu jitsu”, relembra o jovem.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]