Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
29/09/2016 às 14h52

Geral

Promotor cria força-tarefa para coibir irregularidades nas eleições de Marechal e Barra de São Miguel

Ascom MPE*

O promotor da 26ª Zona Eleitoral, Sílvio Azevedo, reforçará a fiscalização neste domingo, durante as eleições em Marechal Deodoro e na Barra de São Miguel com o objetivo de prevenir e reprimir possíveis ilegalidades, tais como transporte irregular de eleitores, propaganda eleitoral irregular, compra de votos, entre outros.

Segundo o promotor eleitoral, durante todo o dia, inclusive na apuração, haverá cerca de cem voluntários engajados com objetivo de coibir ações ilegais, em contato direito com o Ministério Público Eleitoral, Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e Polícia Federal. Esses colaboradores do Ministério Público estarão em todos os locais de votação.

Sílvio Azevedo esclarece que, “com o objetivo de coibir eventuais tumultos nas seções eleitorais, terão acesso aos locais de votação somente os eleitores da respectiva seção eleitoral e, estritamente, o tempo necessário para depositar seu voto, devendo o eleitor retirar-se logo em seguida”. Ele ressalta que os fiscais e advogados das coligações, bem como aqueles eleitores que estão a serviço da Justiça Eleitoral, terão acesso livre aos respectivos locais de votação.

O promotor destacou ainda que, após reunião realizada na terça-feira passada, com a presença do juiz Hélio Pinheiro, candidatos à eleição majoritária, bem como dos representantes das coligações, ficou definido o 'toque de recolher' a partir de 0h até 5h do dia 1º de outubro (sábado) e das 23h do mesmo dia até 5h do dia seguinte (domingo).

A medida visa evitar o fluxo de veículos e pessoas nas madrugadas que antecedem o pleito eleitoral para coibir possíveis compra de votos, enfatizando que cada coligação indicará até quatro carros em Marechal Deodoro e dois na Barra de São Miguel para ajudar na fiscalização dos respectivos adversários.

Todas as ações têm como principal objetivo garantir a lisura do pleito e evitar possíveis representações.

Transporte de eleitores

A Justiça Eleitoral da 26ª Zona definiu rotas de circulação de veículos que transportarão os eleitores nos dois municípios. Em Marechal Deodoro, serão 17 ônibus, e, na Barra de São Miguel, serão seis. Todos gratuitos.

Apenas esses veículos credenciados pela Justiça Eleitoral poderão fazer o transporte de eleitores no dia do pleito. Qualquer veículo flagrado circulando sem a respectiva credencial será imediatamente recolhido ao pátio da Prefeitura, sendo liberado somente após decisão da Justiça Eleitoral.

No dia do pleito, é permitido apenas a manifestação individual e silenciosa, sendo proibida qualquer aglomeração de pessoas usando vestuário padronizado (cores) e/ou qualquer tipo de acessório (adesivo, broche, etc).

Com informações do site Real Deodorense.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]