Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
12/01/2017 às 20h40

Geral

Acadêmicos de Medicina da Uncisal iniciam estágio no Samu

Estágio tem validade de seis meses e ajudará na formação dos futuros médicos

Alunos, em duplas, acompanhados dos profissionais do Samu, estarão de plantão para atendimento e realizando a regulação médica - Foto: Fátima Lima

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu um grupo de acadêmicos de Medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) para uma nova turma de estágio. Eles irão passar este semestre recebendo aulas teóricas e práticas sobre o funcionamento do serviço e, principalmente, urgência e emergência. 

Para a efetivação do estágio, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mantém um convênio que permite aos alunos do 9º período de Medicina da Uncisal realizarem o estágio que faz parte da grade curricular obrigatória da universidade. 

“O Samu tem sido um excelente parceiro com as escolas e universidades para disseminação das práticas sobre urgência e emergência. A parceria com a Uncisal tem sido muito produtiva e estamos contribuindo para a formação destes estudantes”, destacou o supervisor-geral do Samu, Maceió, Lucas Casado.

Os alunos, em duplas, acompanhados dos profissionais do Samu, estarão de plantão para atendimento e realizando a regulação médica, indicando qual a melhor equipe a ser deslocada para o devido atendimento. Neste primeiro módulo do estágio, os acadêmicos tiveram aulas sobre segurança de cena, em que se discutiu a segurança dos profissionais no local do acidente.

Os alunos também aprenderam como utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e conheceram as diferenças entre uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Também durante as aulas, foi apresentada a legislação que trata da humanização do SUS, como deve ocorrer a regulação médica e as portarias que determinam como devem ocorrer os atendimentos de urgência e emergência, entre outros. 

“O propósito é fazer com que os estudantes entendam como funciona o Samu, desde o acolhimento pelo 192, através da regulação, o atendimento pré-hospitalar no local do acidente nas urgências e emergências, bem como conhecer a instituição, por meio de visitas nas dependências da instituição, além de como são utilizadas as USAs e as USBs”, destacou o Coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP), o médico Carlos Adriano.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]