Dólar com. 5.1182
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
20/02/2017 às 22h20

Geral

Organização Pan-Americana da Saúde vai atender crianças com microcefalia em AL

Técnicos da saúde irão atender crianças dos Centros Especializados em Reabilitação da Uncisal

Aperfeiçoar o tratamento de estimulação precoce das crianças portadoras de doenças ligadas ao zika vírus nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) de Alagoas. Esse é o intuito da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio de um projeto-piloto promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o Ministério da Saúde.

Para isso, nesta segunda-feira (20) foi iniciada uma capacitação para técnicos dos CERs. A ação acontece até a sexta-feira (24) e vai contar com aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas acontecem no Hotel Ponta Verde e as práticas no CER da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Para o superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, Rogério Barboza, a parceria entre Sesau e a Opas irá melhorar a assistência prestada para estimulação precoce das crianças acometidas pelo zika vírus.

“Com o auxilio desses profissionais de renome no Brasil, que estão diretamente ligados às doenças relacionadas ao zika, os CERS estarão com fisioterapeutas e fonoaudiólogos preparados para tratar as vítimas da microcefalia e outras alterações neurológicas”, afirmou.

Rozangela Wyszomirska, reitora da Uncisal, explicou que, quanto mais cedo forem iniciados os estímulos sonoros e visuais, maiores as chances de melhorar a qualidade de vida dessas crianças. “Os profissionais de saúde, que trabalham com reabilitação e diagnóstico dos 14 CERs habilitados no Estado, irão atender 12 crianças no CER da Uncisal, com a supervisão dos professores contratados pela Opas”, disse.

De acordo com Daniel Elia, consultor em Saúde Mental da Opas, “o fundamental, durante essa semana de trabalho, será a troca de experiência, onde os nossos profissionais e a equipe de Alagoas poderão saber o que está sendo discutido em âmbito nacional e os tratamentos que estão dando certo para o desenvolvimento dessas crianças”, afirmou.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]