Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
24/04/2017 às 16h24

Geral

Helvio Auto inicia discussões multidisciplinares para implantação de clínica ampliada

Prática envolve toda equipe de assistência ao paciente que trabalha em conjunto na resolução de questões e evolução do tratamento

O Núcleo de Unidades Assistenciais do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) iniciou uma série de encontros para discussão multidisciplinar de casos clínicos nas unidades de tratamento para adultos (masculina e feminina) e unidade de tratamento para doenças respiratórias. A iniciativa faz parte do conjunto de ações para instauração da clínica ampliada no atendimento prestado pelo hospital.

Clínica ampliada é uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde que propõe qualificar o modo de tratamento do usuário do SUS, levando em consideração suas singularidades, encaminhando a abordagem de acordo com cada caso.

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto está em processo de implantação da clínica ampliada em suas unidades assistenciais e as discussões multidisciplinares estão sendo utilizadas como ferramentas importantes para a aplicação satisfatória dos princípios que regem a diretriz.

Já foram realizadas três discussões em diferentes unidades da instituição. As reuniões são promovidas in loco com participação de todas as categorias profissionais que formam a equipe de assistência ao paciente, além dos acadêmicos que fazem estágio na instituição ou estão em período de residência.

“Nós percebemos que era necessário uma aproximação de toda a equipe para trabalharmos com a ideia de transversalidade e de que forma o papel de cada um pode influir para a avaliação de diagnóstico e encaminhamento do tratamento do usuário”, explicou Vannessa Almeida, coordenadora do Núcleo de Unidades Assistenciais do Helvio Auto, responsável pelas discussões.

De acordo com cada diagnóstico, o paciente tem uma previsão de alta, uma estimativa de permanência hospitalar que é definida pelo Ministério da Saúde, mas a realidade da maioria dos pacientes que chega ao Hospital Escola Dr. Helvio Auto é diferente. O hospital recebe casos complexos, pois boa parte dos usuários chega com uma imunodeficiência causada pelo HIV, acompanhada de outras doenças decorrentes dessa imunodeficiência (que são as chamadas doenças oportunistas).

“Por meio das discussões, estamos promovendo o trabalho e acompanhamento integrado da equipe e assim esperamos diminuir o tempo de permanência hospitalar, dependendo de cada caso, o que aumentaria a rotatividade do leito, o que pode beneficiar diretamente à população com a disponibilidade de mais vagas para internação”, relatou Vannessa Almeida.

As discussões multidisciplinares vão continuar a ocorrer semanalmente com horários flexíveis para que toda a equipe de assistência ao paciente das unidades possa participar. 


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]