Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
12/06/2017 às 23h30

Geral

PET Saúde GraduaSUS e Uncisal discutem políticas afirmativas na Saúde

Foto: Divulgação

Em parceria com o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde GraduaSUS Ufal, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) promoveu este mês, no auditório da Escola de Enfermagem e Farmácia (Ensenfar, antigo CSAU/Ufal), o I Seminário de Convivência Intercultural e Interdisciplinar para Alteridade nas Políticas Afirmativas em Saúde.

Realizado com o objetivo de construir uma rede interligando os diversos atores sociais alagoanos comprometidos com a implementação de políticas de saúde baseadas no princípio da equidade e no respeito às diferenças, o evento contou com mais de cem participantes, entre eles, estudantes dos cursos de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina.

A abordagem e discussão do tema do Seminário reuniu ainda pesquisadores de temas afins, gestores, professores e uma grande diversidade de representantes como os de povos de terreiros, indígenas, do NEAB/UFAL, do Movimento de Educação Popular em Saúde (MOPS) e dos Coletivos Bee (LGBTTI) e Afro (UNCISAL), do cordel, da capoeira, do Cine Axé/UFAL, da superintendência de Direitos Humanos e Igualdade Racial de Maceió e da Gerência de Políticas Transversais da SESAU/AL.

“Eventos plurais como esse ampliam olhares, sentidos de existência e localizam os participantes em sua realidade local, seus direitos e modos diferentes para produção de vida. Saúde como valor social interessa a todas as pessoas”, enfatizou Emilene Donato, professora da Uncisal e coordenadora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET GraduaSUS UFAL.

De acordo com Sandra Bonfim de Queiroz, professora da Uncisal e organizadora do evento, outro aspecto enfatizado no Seminário foi a potência em trocas na parceria do PET com a UNCISAL para compartilhamento das experiências já realizadas de integralização dos cursos de graduação e de conteúdos de políticas afirmativas, revelando o compromisso ético-político das duas maiores instituições públicas de Alagoas formadoras para a saúde.

“Mergulhados na rica diversidade desse evento, tivemos a oportunidade de ouvir pesquisadores falando sobre a necessidade de inclusão das políticas afirmativas, de forma obrigatória, nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em saúde e em educação, como determinam as legislações em vigor. Além disso, a iniciativa foi colocada como sendo o início de muitas articulações entre diversos atores sociais em nosso Estado”, destaca a professora Sandra.

Outro momento de grande emoção para os alunos foi a mostra dos vídeos produzidos e apresentados pelos acadêmicos das matérias afins. Neles, foi dado o destaque merecido à realidade das marisqueiras da comunidade Sururu de Capote, aos desafios da população LGBTTI e à luta contra a intolerância religiosa dos povos de terreiro, marcando assim mais uma vez a diversidade das temáticas abordadas durante o Seminário.


Fonte: Ascom SMS / com informações da Uncisal.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]