Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
26/06/2017 às 22h00

Geral

Brasil reforça fiscalização contra febre aftosa em Roraima

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento por meio da Superintendência Federal em Roraima, reforçou a fiscalização contra a febre aftosa em Pacaraima, fronteira do estado com a Venezuela. A ação começou após confirmação de um foco de contaminação em Tame, na Colômbia, a 1,2 mil quilômetros (Km) do Brasil.

"Apesar do risco, que se sabe que há, com o caso confirmado, a população pode se tranquilizar, porque as providências estão sendo todas tomadas. Toda a parte do sistema de vigilância está operando e está trabalhando para mitigar qualquer tipo de risco da doença entrar no país", disse o superintendente federal de Agricultura, Plácido Alves.

São oito técnicos do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e uma equipe do governo estadual que fiscalizam todos os veículos que cruzam a fronteira. Está proibido entrar no Brasil qualquer produto de origem animal. "Estamos fiscalizando principalmente carnes, além de queijo e leite, produtos mais baratos, que as pessoas costumam trazer para o Brasil", disse.

O caso foi confirmado na Colômbia, mas há o risco de haver também casos de contágio na Venezuela. Na região de fronteira com a Venezuela, segundo o superintendente federal de Agricultura, há cerca de 50 mil animais que, por estarem em região de risco de contato com o gado venezuelano, recebem a vacina contra a febre aftosa do próprio governo. "De Tame ao Brasil há a região Amazônica, têm várias barreiras naturais, o que torna mais difícil a propagação. Mas há 1,2 mil Km transitáveis, com tráfego intenso na Venezuela, com turistas que cruzam a fronteira, por isso esse estado de atenção", explicou o superintendente.

Febre aftosa

O vírus da febre aftosa é altamente contagioso. O animal afetado apresenta febre alta que diminui após dois a três dias. Em seguida aparecem pequenas bolhas que se rompem, causando ferimentos. O animal deixa de andar e comer e, no caso de bezerros e animais mais novos, pode até morrer. A transmissão pode ocorrer por meio da ingestão de água e alimentos que estejam contaminados pela saliva de animais doentes. O vírus é resistente, podendo sobreviver durante meses em carcaças congeladas.

Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil é um país livre da febre aftosa com vacinação. A intenção é retirar totalmente a vacinação do país entre 2019 e 2023, quando o Brasil deverá ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre da doença sem vacinação.

Na semana passada, os Estados Unidos suspenderam a importação de carne fresca brasileira. Segundo o ministério, os problemas comunicados pelo governo americano podem ser decorrentes da vacinação contra a febre aftosa, que poderia causar inflamações. O governo investiga os casos para verificar se se tratam de problemas na fabricação da vacina ou na aplicação.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]