Dólar com. 5.1552
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
23/08/2017 às 20h00

Geral

Com foco no humor, Festival de Curtas-Metragens de São Paulo traz 365 produções

Com foco no humor, começa hoje (23) a 28ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Serão exibidas até o dia 3 de setembro 365 produções de 55 países em seis salas da capital paulista, além de projeções em 17 Centros Educacionais Unificados.

“Hoje em dia a gente tem muitas radicalidades, muitas bravezas no mundo. Não é só no Brasil, é no mundo todo. E a gente pensou que o humor é um viés que ajuda as pessoas a conversarem”, comenta a diretora da mostra, Zita Carvalhosa, sobre o tema deste ano - “Humor em tempos de cólera”. Para Zita, esse viés é tanto “um jeito gostoso de ver o mundo” como uma forma elaborada de “criticar e pensar as coisas”.

Em sintonia com a proposta do festival, o cartaz é assinado pela cartunista Laerte Coutinho. “O humor da Laerte tem muito a ver com essa proposta que a gente tem de tratar as coisas diferentes”, diz a diretora sobre a escolha da artista que também assina os desenhos das vinhetas da mostra. Além de ser, segundo Zita, frequentadora do festival, a artista foi retratada em um filme lançado na edição de 2012. “A gente teve o privilégio de lançar aquele primeiro documentário que foi feito sobre ela pelo Kiko e a Claudinha”, acrescenta sobre o curta Vestido de Laerte, produzido por Kiko Goifman e dirigido por Claudia Priscilla e Pedro Marques.

Nesse contexto, é feita uma retrospectiva que traz produções como Recife Frio, de Kleber Mendonça, em que a capital pernambucana deixa de ser uma localidade tropical para se tornar fria e chuvosa. Também está na programação o curta de Esmir Filho, Tapa na Pantera, que chegou a ter 7 milhões de visualizações no YouTube, com Maria Alice Vergueiro no papel de uma consumidora de maconha. Entre as produções recentes, destaque para Demônia - Um Melodrama em 3 Atos, de Fernanda Chicollet e Cainan Baladez, que foi eleito o melhor curta-metragem pelo voto popular no Festival do Rio.

Temas atuais

Apesar dos impactos da crise econômica no cenário cultural, Zita avalia que a produção de curtas-metragens resiste com força e quantidade. “A gente teve uma sorte de que a crise veio junto com essa revolução tecnológica do digital que barateou a produção. Viabilizou uma produção de qualidade com um custo indireto menor”, analisou. Foram inscritos na mostra brasileira 658 filmes, de onde saiu a seleção de 96 obras que entraram na programação.

A resiliência dos cineastas que apostam nas produções de curta duração está ligada, na opinião da diretora, a um interesse de retratar o momento atual. “O curta-metragem é bem colado na realidade. A gente está com uma leva de filmes que estão tratando de assuntos bastante pesados. A gente teve até um programa especial de refugiados, que é olhar do outro, pessoas que saem de um lugar para outro e tem de enfrentar as novas realidade”, diz.

São filmes como o porto-riquenho O Presente, de Joel Pérez Irizarry, que traz a luta de uma mãe para impedir sua filha de ser mandada para os Estados Unidos. Ou como o peruano Monopólio da Estupidez, de Hernán Velit, em que um rapaz tenta vencer a burocracia para conseguir o atestado de óbito do pai.

As produções latino-americanas têm uma programação à parte no festival, com 28 curtas de 10 países. “Os filmes latinos conversam muito próximo com os filmes brasileiros”, comenta Zita, sobre a aproximação temática e estética com o cinema feito no Brasil.

A mostra internacional traz 60 filmes, de 33 países, como o documentário português Cidade Pequena, premiado com o Urso de Ouro em Berlim. Dirigido e produzido por Diogo Costa Amarante, o enredo passa por “naturezas mortas em movimento em uma pequena cidade”. Outro estrangeiro premiado é o chinês Uma Noite Suave que recebeu a Palma de Ouro em Cannes.

A programação completa pode ser vista na internet


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]