Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
14/09/2017 às 18h29

Geral

Seris conclui ação preventiva para evitar proliferação de meningite nos presídios

Operação de combate ao contágio é concluída com êxito e visitas serão retomadas neste final de semana

Unidades prisionais funcionam normalmente, sem riscos para a população - Foto: Divulgação

Após planejar, acompanhar e monitorar o estado de saúde da população carcerária durante dez dias, a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informa que as visitas na Casa de Custódia da Capital e Presídio de Segurança Máxima serão retomadas neste final de semana.

Nos dias 9 e 10 deste mês, as visitas foram suspensas para que a Gerência de Saúde cumprisse todos os protocolos de profiláticos do Ministério da Saúde. A medida foi necessária após um reeducando ser diagnosticado com suspeita de meningite meningocócica.

O reeducando Medson Alexandre Borges, 22 anos, foi conduzido ao Hospital Estadual Dr. Hélvio Auto logo após o ocorrido. Ele foi diagnosticado pela equipe médica da unidade de saúde e continua hospitalizado. Seu estado de saúde é estável.

Todas as medidas necessárias para prevenção e promoção da saúde dos servidores e reeducandos que tiveram contato com o reeducando Medson foram tomadas, como explica a supervisora de Saúde, agente penitenciária Andréa Rocha.

“Observamos, acompanhamos e medicamos a população carcerária, eliminando riscos de contaminações secundárias e possíveis focos que poderiam deixar mais pessoas suscetíveis à contaminação”, afirmou a supervisora.

Andréa Rocha tranquiliza a todos, afirmando que o protocolo de atuação nessas situações foi tomado em tempo hábil. “Já está tudo sob controle; não ocorreram casos secundários e não surgiu mais nenhum reeducando com sintoma da meningite”, garantiu.

Meningite meningocócica

Trata-se de um tipo de meningite bacteriana curável. Mas, para isso, é necessário que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]