Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
20/10/2017 às 20h40

Geral

Cras orienta mulheres sobre prevenção ao câncer de mama

Mulheres do Cras Terezinha Normande participam de atividades do Maceió Rosa - Foto: Cícero Rogério/Ascom Semas

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) continuam com as atividades relativas ao Maceió Rosa. As ações realizadas na quinta-feira (19) contaram com a participação das mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Terezinha Normande, equipamento social da Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas). A unidade fica no conjunto José da Silva Peixoto, no bairro Jacintinho.

A campanha Maceió Rosa traz este ano o tema “Atitude Exige Coragem, Pacientes no Controle”. Uma forma de alertar às mulheres para a importância da realização do exame de mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama, já que a descoberta no início da doença traz 95% de chances de cura.

A cura foi o que Dona Maria Vitória Nascimento de França, 61 anos, conquistou há quase sete anos, quando recebeu o diagnóstico de câncer de mama. As mulheres presentes na atividade ouviram com atenção o depoimento emocionado.

Dona Maria Vitória conta que descobriu o nódulo no seio depois de ter caído e machucado a mama. 15 dias depois fez a cirurgia. Passou mais de dois anos em tratamento. Fez quimioterapia e radioterapia. Ficou careca, inclusive perdeu os pelos das sobrancelhas. Entrou em depressão. “Sofri bastante, mas estou aqui. Quando soube da doença, meu chão caiu. Mas graças à Deus fiz o tratamento e estou aqui, curada”, diz emocionada ao grupo de mulheres do Cras Terezinha Normande.

No período do tratamento, Dona Maria Vitória conheceu a assistente social, Maria Lucimar da Silva Dias, que a encaminhou para participar das atividades do Serviço de Convivência do Cras Terezinha Normande. Hoje ela participa da Zumba e faz ginástica. As atividades realizadas na unidade ajudaram na recuperação de Dona Maria Vitória, que há 18 anos mora no Conjunto José da Silva Peixoto com a filha Marileide e o neto Roberto.

A assistente social do Cras Terezinha Normande, Maria Lucimar, diz que as atividades realizadas com as mulheres que fazem parte do Serviço de Convivência têm como objetivo fortalecer os vínculos com a comunidade e socializar as informações sobre as políticas públicas, entre elas as de saúde, já que o mês de outubro é dedicado à prevenção e tratamento do câncer de mama.

“Trazer as informações sobre a prevenção ao câncer de mama e o depoimento de quem já se curou é muito importante porque todas as atividades que foram realizadas aqui com as mulheres devem ser vivenciadas para que elas tenham qualidade de vida”, diz Maria Lucimar.

As atividades do Maceió Rosa serão realizadas durante todo o mês de outubro nos equipamentos sociais da Semas. No Cras Terezinha Normande, as ações contaram com a decoração da unidade para chamar a atenção das usuárias sobre o tema, bem como o envolvimento da educadora social e dos facilitadores de esporte e lazer e arte e cultura, profissionais que trabalham no Serviço de Convivência da unidade.

Cícero Rogério/Ascom Semas


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]