Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
20/04/2018 às 11h19

Geral

CGE disponibiliza Cadastro das Empresas Inidôneas e Suspensas de Alagoas

Cadastro auxilia os gestores públicos e serve como ferramenta de controle social para os cidadãos

A Controladoria Geral do Estado (CGE) é o órgão responsável pelo registro do Cadastro das Empresas Inidôneas e Suspensas do Estado de Alagoas (CEIS/AL). No Guia de Serviços, os gestores públicos e cidadãos têm acesso ao banco de dados que tem por finalidade consolidar e divulgar a relação de empresas e pessoas físicas que sofreram sanções que tenham como efeito restrição ao direito de participar em licitações ou de celebrar contratos com a Administração Pública Estadual.

A aplicação dessas sanções ocorre pelo não cumprimento das normas de licitação ou de contratos celebrados com a Administração Pública.

No âmbito estadual, a CGE, desde 2008, é o órgão responsável pelo registro dessas sanções no CEIS, conforme Decreto Estadual nº 4.054/2008. Atualmente, o CEIS conta com 41 registros de empresas e/ou pessoas físicas, que cometeram alguma irregularidade nas relações com a Administração Pública. Em 2017, foram 17 registros.

Entre as sanções registradas, estão a suspensão temporária, a declaração de inidoneidade, o impedimento de licitar e contratar. O CEIS resume os dados, de forma acessível a todos os cidadãos, indicando os seguintes campos: CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) ou CPF (Cadastro de Pessoas Físicas); nome da empresa ou do profissional apenado; data inicial e final da sanção; órgão sancionador; e fonte da informação.

Além do Guia de Serviços, o Cadastro também pode ser acessado através do link disponibilizado no Portal da Transparência Graciliano Ramos. “Nas licitações públicas e contratações de pessoas físicas ou jurídicas, os Órgãos da Administração Direta e Indireta do Estado de Alagoas devem realizar consulta prévia ao CEIS, inclusive nos casos de dispensa e inexigibilidade de licitação”, destaca a controladora geral do Estado, Maria Clara Bugarim.

Além de referência para os órgãos públicos e segmento privado, no tocante aos seus processos de compras e contratações, serve como ferramenta de transparência para a sociedade em geral.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]