Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
19/06/2018 às 10h29

Geral

Cosems e Sesau discutem em CIB ajustes na nova portaria do Provida

Divulgação

Secretários municipais de Saúde e técnicos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) discutiram nessa segunda-feira (18) extensa pauta, a exemplo de ajustes na nova portaria do Provida nos módulos II e III, bem como a inserção de pelo menos mais dez municípios, além dos 35 já beneficiados com o incentivo financeiro do programa.

A discussão se deu na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que aconteceu no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal) e tratou de vários pontos de pactuação; apresentação e aprovação de temáticas de interesse dos municípios alagoanos. A presidente do Cosems  Izabelle Pereira, também secretária de Saúde de Teotônio Vilela, foi enfática ao defender a inclusão dos municípios que correspondem aos critérios da portaria, tais como terem pronto-atendimentos e porte populacional.

Ela questionou a lógica da portaria que, segundo ela, exclui municípios com potencial e necessidades para serem contemplados, além de desafogar e onerar menos o Estado com insumos e medicamentos, considerando que os usuários seriam atendidos em suas regiões de Saúde.  “Precisamos redefinir o planejamento do Estado de forma célere e responsável que respeite os municípios no sentido de ouvir suas necessidades e respeitá-las no tocante à programação orçamentária”

Izabelle destacou que os gestores têm compromisso com a saúde dos seus munícipes e que a Sesau precisa enxergar as necessidades dos municípios e regiões. A presidente do Cosems foi veemente ao lembrar a luta do Cosems para que os municípios não percam recursos e possam qualificar mais os serviços prestados à população. “Sabemos o quanto é importante conseguir mais recursos para os pronto atendimentos que já existem e que são custeados pelos municípios, já bastante estrangulados por tanta carga”, reafirmou.

O superintendente da Atenção à Saúde (Suas), José Medeiros, ressaltou que vai continuar defendendo junto ao Executivo estadual mais investimentos para a Atenção Básica e garantiu que o governador Renan Filho assegurou que uma das prioridades do próximo Governo será o investimento neste setor para fortalecer os municípios.

Ficou acordada a suspensão da nova portaria do Provida do ponto de pauta e que o Cosems e a Sesau vai unir esforços para junto ao governo do Estado conseguir mais recursos para contemplar mais municípios alagoanos. Outra pauta discutida na CIB foi à homologação da Resolução CIB nº 051 que aprovou ad referendum o pleito de aumento do teto financeiro (mais de R$ 6 milhões) para garantia da assistência e tratamento dos 30.216 pacientes com glaucoma.


Fonte: Ascom Cosems

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]