Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
28/03/2024 às 03h30

Geral

Em Maceió, Sesau participa de oficinas do Programa Nacional de Atenção à Saúde e Segurança das Trabalhadores do SUS

Etapa de Alagoas foi iniciada na segunda-feira (25) e concluída nesta quarta-feira (27), em Maceió, contando com reuniões e oficinas

Etapa de Alagoas contou com reuniões e oficinas, abordando temáticas como a promoção da saúde e a prevenção de riscos e agravos relacionados ao trabalho no SUS

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), visando a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da saúde, vem contribuindo, junto ao Ministério da Saúde (MS), para o desenvolvimento de ações e programas que promovam a valorização desses profissionais. Entre as contribuições, está a realização da etapa estadual para o desenvolvimento do Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora do Sistema Único de Saúde (Pnaist/SUS).

A etapa de Alagoas foi iniciada na segunda-feira (25) e concluída nesta quarta-feira (27), em Maceió, contando com reuniões e oficinas, abordando temáticas como a promoção da saúde e prevenção de riscos e agravos relacionados ao trabalho no SUS; programa de gestão de riscos de ambientes e processos de trabalho dos servidores do SUS; e a assistência à saúde dos trabalhadores do SUS. Na segunda-feira (25), a equipe técnica do MS se reuniu com os gestores da Sesau, fortalecendo a parceria do Governo do Estado, por meio da Sesau, com o órgão federal.

Realizado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do MS, por meio do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS), o momento foi articulado pela Superintendência de Valorização de Pessoas (SUPVP) da Sesau, possibilitando a participação ativa da rede estadual e demais entes que atuam na defesa e atendimento às principais reivindicações os trabalhadores da saúde, seja no âmbito estadual ou municipal.

“A proposta de elaboração do Programa Nacional vem para que os ambientes e processos de trabalho no SUS promovam a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores, Com a prevenção de doenças e agravos relacionados ao trabalho na saúde, a humanização das relações, para que as condições e processos de trabalho, eles refletem o cuidado de quem cuida. Estamos fazendo oficinas em todo o país para que a gente possa elencar prioridades dos territórios para o texto base do programa”, explica a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador da Saúde do Ministério da Saúde, Flávia Ferreira de Souza.

Alagoas possui, dentro da estrutura da Sesau, a Gerência do Núcleo de Atenção à Segurança e a Saúde do Trabalhador (GNASST), cumprindo um dos requisitos do programa, que orienta aos estados a criação do setor gerencial na área de saúde e segurança dos trabalhadores. Com isso, Alagoas já vem implementando ações por meio dos setores de Gestão da Segurança do Trabalhador, Gestão de Saúde Ocupacional, Assistência em Saúde do Trabalhador e Gestão de Segurança e Saúde do Trabalhador, que estão ligados à SUPVP.

Para a superintendente de Valorização de Pessoas, Andréa Loureiro, o compromisso do Governo de Alagoas, por meio da Sesau, demonstra a missão em valorizar e fortalecer as ações para os trabalhadores do SUS. “O programa vai permitir mapear as necessidades locais de cada unidade, para que possamos desenvolver ações efetivas para a melhoria da qualidade de vida dos nossos trabalhadores, com humanização, atenção à saúde e a segurança”,  afirma a superintendente.

As ações de desenvolvimento do programa, assim como as oficinas, estão sendo realizadas em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, em Alagoas, conta com a participação de representantes dos Sindicatos, Associações, Conselhos municipais e estaduais, da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Alagoas, equipe técnica da Sesau e da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag).


Fonte: Ascom Sesau/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]