Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
20/03/2018 às 15h30

Política

Partidos e coligações podem acompanhar desenvolvimento dos sistemas das Eleições 2018

Prevista na Lei das Eleições e em resolução do TSE, medida reforça a transparência do processo eleitoral brasileiro

A partir do dia 6 de abril, uma sexta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abrirá suas portas para que instituições interessadas acompanhem as fases de especificação e de desenvolvimento dos sistemas que serão utilizados nas Eleições Gerais de 2018. A medida visa demonstrar a segurança e reforçar a transparência do processo eleitoral brasileiro, ao permitir que esses entes verifiquem a conformidade dos códigos-fonte dos programas utilizados.

O acompanhamento das fases de especificação e de desenvolvimento dos sistemas, a partir de seis meses antes do primeiro turno do pleito, está previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e no artigo 3º da Resolução TSE nº 23.550/2017. Poderão acompanhar essas etapas representantes de partidos políticos, coligações, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, Controladoria-Geral da União, Departamento de Polícia Federal, Sociedade Brasileira de Computação, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e departamentos de Tecnologia de universidades.

A essas entidades e instituições, é garantido o acesso antecipado aos programas de computador desenvolvidos pelo TSE ou sob sua encomenda a serem utilizados nas eleições, para fins de fiscalização e auditoria, em ambiente específico e sob a supervisão da Corte Eleitoral. As universidades que demonstrarem interesse em participar do acompanhamento do desenvolvimento dos sistemas deverão manifestar seu interesse via ofício à Presidência do Tribunal, estando limitada a participação às três primeiras instituições que solicitarem.

Serão fiscalizados, auditados, assinados digitalmente, lacrados e verificados os seguintes programas e sistemas: Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica; Preparação; Gerenciamento; Transporte de Arquivos da Urna Eletrônica; Informação de Arquivos de Urna – InfoArquivos; JE-Connect; Receptor de Arquivos de Urna; Votação, Justificativa Eleitoral, Apuração da Urna Eletrônica e demais aplicativos; sistemas operacional e de segurança da urna; bibliotecas-padrão e especiais; programas de criptografia, inseridos nos programas utilizados nos sistemas de coleta, totalização e transmissão de votos; e programas utilizados para compilação dos códigos-fonte dos programas utilizados no processo eleitoral.

Segundo Elmano Amâncio, assessor de Apoio à Gestão da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE, “o objetivo dessa etapa do ciclo eleitoral é permitir que os partidos políticos e as demais instituições relacionadas na Resolução possam fiscalizar os sistemas que serão utilizados nas eleições vindouras, ainda nas fases de especificação e de desenvolvimento, de forma transparente e participativa”.

Ao final do acompanhamento das fases de especificação e de desenvolvimento, será realizada a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos sistemas, de 29 de agosto a 5 de setembro. Os representantes das entidades e instituições participantes serão convidados a assinar digitalmente os programas que serão compilados e lacrados fisicamente. Uma cópia física da mídia com os programas será armazenada na sala-cofre do TSE, ficando sob guarda sigilosa.

A Resolução TSE nº 23.550/2017 dispõe sobre a cerimônia de assinatura digital e fiscalização do sistema eletrônico de votação, do registro digital do voto, da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas e dos procedimentos de segurança dos dados dos sistemas eleitorais que serão usados no primeiro turno das Eleições 2018, a ser realizado em 7 de outubro – e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno –, para presidente da República, dois terços do Senado Federal, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.


Fonte: Ascom TSE

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]