Jornalista Giuliano Porto(Foto:Assessoria Braskem/Cortesia)
Emissora do IZP vence na categoria Radiojornalismo e faz história ao ser responsável pelas três matérias finalistas
Tendo como principal marca o pioneirismo, a Rádio Difusora de Alagoas (AM 960), do IZP, foi a grande vencedora do Prêmio Braskem de Jornalismo 2011, na categoria Radiojornalismo. Das três reportagens finalistas nessa modalidade a totalidade foi da Difusora, classificadas por comissão julgadora especializada como os melhores trabalhos do rádiojornalismo alagoano. A matéria vencedora da Difusora foi “Carência de leitos de UTI no HGE faz paciente esperar 12 dias por uma vaga”, dos jornalistas Carlos Madeiro e Giuliano Porto.
Esta é a primeira vez, em 22 edições, que o Prêmio Braskem de Jornalismo - considerado o Oscar do jornalismo em Alagoas - adota a modalidade Radiojornalismo, ficando com a Difusora a primeira conquista, num reconhecimento dos organizadores do prêmio ao trabalho e à importância do rádio, incentivando assim à prática do jornalismo nesses meios de comunicação em nosso Estado. A entrega do prêmio aconteceu nesse sábado, 19, no espaço Armazém Uzina, em Jaraguá.
“A conquista do prêmio pelo Carlos Madeiro e pelo Giuliano Porto representa um atestado de que o jornalismo da Rádio Difusora está no caminho certo, trabalhando com capacidade e independência”, observa Afrânio Godoy, diretor da emissora. “Daí o tema da reportagem”, diz.
Trajetória - Precursora do rádio alagoano e com uma trajetória de mais de sessenta anos, a Rádio Difusora de Alagoas exercita comunicação pública de qualidade, funcionando 24 horas por dia e oferecendo conteúdos variados, envolvendo programação musical, jornalismo e ampla cobertura esportiva - com o futebol sendo considerado um dos carros-chefe da emissora.
Eternizada por seu pioneirismo nas transmissões de radionovelas, programas de auditório, coberturas esportivos e por dar espaço à mulher no rádio, a Difusora historicamente se consolidou como espaço democrático ao longo do tempo, sempre modernizada e com iniciativas pioneiras. É também uma emissora com estilo diferenciado de se fazer rádio em Alagoas.
O Prêmio Braskem de Jornalismo é uma realização do Sindicato dos Jornalistas (Sindjornal) e da Braskem. Nesta edição de 2011, recebeu 247 trabalhos, 13% a mais que na edição anterior, envolvendo 116 profissionais de TV, Jornal, Rádio, Web e Assessoria de Imprensa - além de 30 estudantes. A jornalista Fátima Almeida, da Gazeta de Alagoas, foi a homenageada da edição deste ano com medalha Dênis Agra, num justo reconhecimento ao seu trabalho, profissionalismo e contribuição ao engrandecimento da profissão em nosso estado. Fátima foi à primeira mulher a dirigir o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas.
Os 247 trabalhos inscritos foram analisados e julgados por renomados profissionais do setor, a exemplo de Celso Kinjo, coordenador de jornalismo da TV Cultura de São Paulo; Anna Davies, ex-repórter e ex-apresentadora da Globo, TVE, Bandeirantes e SBT do Rio de Janeiro; José Roberto Serra Pinto, editor assistente do jornal O Globo; Antônio Paulo Santos, diretor da Fenaj; e Paula Didier, jornalista da CDN Comunicação Corporativa de São Paulo. Também contribuíram com o julgamento professores da Ufal, Cesmac e FITs, indicados pelas respectivas instituições de ensino.
*Com informações da Ascom/IZP