Durante os meses de abril e maio, o Senac Alagoas promoveu a Trilha da Inovação, uma jornada de dez dias que movimentou as unidades de Maceió e Arapiraca com atividades voltadas para criatividade, tecnologia e práticas inovadoras. A iniciativa foi realizada em uma parceria entre a Gerência de Inovação e Produtos (GIP) do Senac Alagoas, os Agentes Locais de Inovação (ALI) do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ecossistema de Inovação de Alagoas.
Os participantes foram alunos dos cursos de Moda, Tecnologia da Informação, Gastronomia, Saúde e Administração, que vivenciaram uma imersão em inovação por meio de oficinas, workshops, palestras e demonstrações interativas. Entre os destaques, as experiências com realidade virtual e modelagem em impressão 3D foram protagonistas na programação.
Segundo Mariana Faria, pedagoga da Gerência de Inovação e Produtos do Senac Alagoas, a Trilha da Inovação teve como foco apresentar aos alunos conceitos fundamentais de inovação e prepará-los para os desafios do mundo do trabalho. “Mais do que apresentar conceitos de inovação, a Trilha mostrou como essas ideias se aplicam na prática. Foi um espaço vivo de aprendizado, onde nossos alunos puderam experimentar tecnologias e pensar soluções criativas para problemas reais”, destacou a pedagoga.
O evento ainda reforçou a importância de conectar o ambiente educacional às transformações do mundo profissional. A Agente Local do Ecossistema (ALI) do Sebrae no Agreste e palestrante no evento, Francilânia Fontes, destacou o papel da iniciativa na formação de novos empreendedores.
“Nosso intuito é trabalhar temas diversos e demonstrar como cada segmento pode trabalhar a inovação dentro das suas áreas de atuação. Ações como essa, além de fomentar o empreendedorismo, mostram como existem diferentes perspectivas e novas oportunidades no mercado”, afirmou Francilânia.
Para Cassiano Albuquerque, professor de Informática do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e palestrante no evento, essa foi uma oportunidade de valorizar competências essenciais para o mundo do trabalho. "Trabalhar os aspectos socioemocionais, os chamados softskills, é fundamental. Hoje desenvolvemos habilidades como criatividade, colaboração e trabalho em equipe. Na minha visão, a qualificação técnica é o que possibilita a contratação, mas são as softskills que garantem a permanência no trabalho”, afirmou.
Alícia Apolinário, aluna do curso de Moda e Costura, conta que a oficina lhe proporcionou uma nova perspectiva sobre inovação. “Eu, pessoalmente, nunca fui muito chegada à tecnologia, mas achei muito interessante. Eu não sabia que conseguiria aplicar algo assim na minha área. Então, foi algo que abriu meus olhos sobre aprendizado e sobre a importância de experimentar e testar coisas novas”, relatou a aluna.
A Trilha da Inovação cumpriu o propósito de estimular a criatividade, fomentar conexões reais e inspirar novos projetos. Ao proporcionar experiências significativas aos alunos, o Senac Alagoas reforça seu compromisso com uma educação que prepara para o presente e para o futuro, incentivando o protagonismo e o pensamento inovador em todas as áreas do conhecimento.
Fonte: Assessoria