Dólar com. 5.157
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6
23/08/2020 às 21h00

Blogs

Novas técnicas de comunicação eleitoral em tempo de pandemia

Coluna Etcetera da edição 39 da revista Painel Alagoas


Pandemia e eleições

As eleições deste ano devem apresentar novidades em estratégias de campanha em função da pandemia. Pré candidatos a prefeitos e vereadores devem adotar novas técnicas de comunicação com os eleitores. Um dos instrumentos já adotados e que tem demonstrado boa aceitação são as lives. Além delas o corpo a corpo e comícios com eleitores devem ser substituídos pela aparição constante nas redes sociais . Mesmo com essas expectativas, alguns prováveis candidatos em Maceió  ensaiam encontros com entidades comunitárias, mas vale lembrar que a legislação eleitoral em vigor proíbe, no momento, que pretensos postulantes a cargos eletivos assumam candidaturas e, principalmente, peçam votos. 

Agosto Dourado

No mês em que se conscientiza o ato de amamentar como uma ação de cidadania, destacamos essa maravilhosa imagem, captada pelas lentes do renomado fotógrafo Raimundo Paccó, de uma índia do povo Chicrin, da Amazônia, alimentando seu curumim.

O "Senhor Trilha Sonora"

Provavelmente você já ouviu uma música ou vinheta dele, mas desconhece a autoria. Multi instrumentista, maestro, arranjador e compositor, Roger Henri é autor de cerca de 2.000 obras musicais para trilhas sonoras de novelas e programas da Globo, além de inúmeras vinhetas que estão eternizadas na memória musical do telespectador. Roger tem disponibilizado, semanalmente em seu canal do You Tube, um video comentando a criação de alguma trilha para novela ou minissérie e apresenta a música criada para o "projeto". Para conhecer um pouco do processo de criação desse  talentoso artista, acesse às quartas-feiras, a partir das 19 horas, o YouTube Roger Henri Oficial. É só se inscrever e curtir. 

Pode melhorar

A chegada da CNN ao Brasil gerou uma grande expectativa de que teríamos um canal capaz de realizar grandes produções com qualidade de conteúdo e técnica. A emissora, que estreou em março, tem demonstrado esmero e capricho em sua programação, contratou competentes profissionais, mas constantemente deixa a desejar nos "detalhes". Não foi diferente com o programa "CNN Tonight". Uma boa ideia que que traz 3 dos mais importantes nomes do cast - Leandro Karnal, Mari Palma e Gabriela Prioli - a atração parece padecer de direção. Seu desenrolar é pesado, sonolento , abrindo caminho à uma inevitável monotonia que, certamente, estimula muito espectador zapear para outros canais. Tinha tudo para dar certo, mas... precisa melhorar.

Evolução e vida

Na última década houve uma grande evolução tanto no diagnóstico quanto no tratamento de casos oncológicos. Recentemente, o Serviço de Oncologia da Santa Casa de Maceió realizou em Alagoas as primeiras cirurgias de citorredução (CRS), cirurgia para retirada do tumor peritoneal, combinada com quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC), uma quimioterapia altamente concentrada e aquecida, administrada diretamente no abdome durante a cirurgia. O procedimento melhora a sobrevida de pacientes. 

Transformação Digital

Com a pandemia do novo coronavírus, os Estados tiveram de unir forças técnicas e reorganizar estratégias para conseguir enfrentar os desafios que surgiram e que continuam a aparecer. Em Alagoas não foi diferente, e a Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) atuou de forma conjunta com órgãos e demais pastas do Governo para dar suporte aos projetos que nasceram nesse cenário.Foi com um trabalho intenso e diário de tratamento de dados,  que a Seplag, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), criou um painel interativo, abastecido e atualizado com informações variadas sobre a situação da pandemia no estado.Atualizado diariamente, o painel está disponível no site alagoascontraocoronavirus.al.gov.br 

Moda & Planeta

Com o tema "Conectar para Regenerar: Moda e Planeta", acontece entre os dias 18 e 22 de novembro a quarta edição do Brasil Eco Fashion Week, evento que já é considerado um dos principais de moda inovadora e sustentável do Brasil. Esse ano será realizado em formato online. O edital  já foi lançado no site do evento e receberá inscrições das marcas até o dia 16 de agosto. Além dos desfiles, o BEFW terá palestras, workshops, mercados de produtos e outras atividades inerentes as pautas do evento. 

Visão à sustentabilidade

Sempre antenada em moda e beleza, a atriz/empresária Marina Ruy Barbosa já assinou diversas "coleções" e agora direciona seu "faro empresarial" para a sustentabilidade. Ao lado da sócia Vanessa Ribeiro, Marina apresentou a marca Ginger. As peças possuem design atemporal, transmitem versatilidade e conforto. As sócias explicam que a marca visa transmitir a noção de um consumo mais "editado e inteligente" e não acompanhará os tradicionais calendários de lançamento da moda.

Pioneirismo & Talento

Empresária/estilista Marina Ferro super feliz com a receptividade dos modelitos de sua última coleção "tie-dye". Marina sempre investiu no estilo e foi uma das pioneiras nesse tipo de confecção em Alagoas. 

Sustentabilidade "Refresh"

A dinâmica Kaká Marinho sempre ligada no "pensar e agir diferente para melhorar o mundo", se lança em novo projeto. Inspirada no "Brechó da Kakazita", iniciativa pessoal criada para ajudar uma instituição de caridade, Kaká se empolgou com os resultados e se inspirou num novo projeto de "curadoria brechó", apresentado recentemente à sua enorme legião de fãs/seguidores. A "Limonada Vintage Brechó", pretende redefinir alguns conceitos de consumo, focando na sustentabilidade.

Crush em Milagres

Marina Ferrari vai apresentar o primeiro reality show gay do Brasil. A atração será gravada em São Miguel dos Milagres, tendo como protagonistas os "influencers" Rico Melquiades e Ney Lima. Ambos estão em busca de um novo amor e o reality tem a proposta de encontros "às cegas entre casais, em busca da combinação perfeita." Com produção original da Viuz.z, o reality estará disponível em plataforma de streaming e tem previsão de estreia na primeira semana de setembro.

Recorde de inscrições

O número de inscrições para o Circuito Penedo de Cinema alcançou um novo recorde. Foram 746 filmes inscritos de mais de 20 estados do Brasil. Em sua décima edição o Circuito será composto pelo 13º Festival de Cinema Brasileiro de Penedo; 10º Festival de Cinema Universitário de Alagoas , 7ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental e uma amostra não competitiva de Cinema Infantil. O evento acontecerá entre 23 e 29 de novembro, presencialmente, na cidade de Penedo. A organização afirma estar preparada para a modalidade online, caso ocorra agravamento da pandemia no período.


*Publicado originalmente na edição 39 da revista Painel Alagoas


Etcetera por Ricardo Leal

Publicitário, radialista, poeta e escritor. Carioca, radicado em Alagoas desde 2002, trabalhou em diversas campanhas eleitorais no estado. Foi diretor da Organização Arnon de Melo (OAM) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).  CEO - Press Comunicações Diretor/Editor - Revista Painel Alagoas  Editor - Coluna Etcetera (impressa e digital)

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]